Por que após ficar o dia todo na escola, as crianças japonesas vão para “outra escola”?

A pergunta pode parecer um pouco confusa, mas é isso mesmo, as crianças japonesas além de ficar durante o dia nas escolas normais, ao final do dia, elas precisam ir para uma outra espécie de escola.

Nessa escola que normalmente é na parte do final da tarde e início da noite, os alunos entram em contato com as chamadas atividades extra curriculares. Elas possuem o intuito de dar outras habilidades para os alunos japoneses. E não pense que estamos falando apenas de habilidades físicas, como esportes, mas também habilidades intelectuais para que elas possam ter um melhor desempenho na escola de dia.

Conheça aqui um pouco mais sobre essa rotina corrida dos estudantes japoneses.

As crianças japonesas e as suas atividades

Normalmente, as aulas de uma criança japonesa duram entre as 8h45 até às 15h45. Durante esse período, as crianças têm aulas, fazem algumas atividades, almoçam e limpam a escola.

Entretanto, para já começarem a se adaptar ao que a vida adulta as espera e também para que tenham melhores oportunidades, muitos pais matriculam as crianças em atividades extra curriculares.

Essas atividades visam com que elas ganhem outras aptidões, sejam físicas ou intelectuais. Assim, quase nenhuma criança no Japão não está em uma dessas atividades. Dessa maneira, uma criança no Japão nunca vai somente à escola, ela sempre terá uma atividade complementar.

E, por mais que as crianças fiquem um pouco sobrecarregadas com essas atividades, elas sabem que isso é importante para elas e que no futuro colherão os frutos. Sejam as atividades físicas ou intelectuais, são vistas como algo fundamental para o melhor desenvolvimento dessas crianças. Alguns pais permitem até mesmo que elas escolhas algumas atividades para fazerem e para descobrirem o que mais gostam.


Leia também


As crianças japonesas e as atividades extra curriculares para ir melhor na escola

Entre essas atividades, podemos destacar o soroban, que são aulas com o ábaco. Esse tipo de atividade dá a eles uma vantagem em matemática. Apesar de ser orientado para o estudo, as crianças tendem a gostar bastante. Também é ótimo para habilidades gerais de concentração. Para esta atividade também, as aulas particulares são caras. Além disso, pode não ser o melhor lugar para as crianças mais ativas.

Outra atividade extra curricular que os alunos, principalmente os do ensino fundamental fazem, é o juku (como um cursinho). Se você pretende ingressar em escolas particulares ou ingressar em uma escola secundária de prestígio, juku.

Mesmo que as crianças não gostem muito, sem dúvida, isso lhes dará uma vantagem nas disciplinas escolares. Além disso, também pode lhes dar lições valiosas sobre como estudar e se preparar efetivamente para os testes futuros. No caso dos alunos mais novos, os juku tendem a começar com muita delicadeza, até mesmo deixando as crianças brincarem com brinquedos para incentivar sua participação.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link