Um ataque no Japão deixou todos assustados na manhã de sexta-feira. Enquanto discursava, Shinzo Abe, que já foi Primeiro Ministro do país, foi baleado pelas costas.
O discurso estava sendo proferido na cidade de Nara em razão das eleições que se aproximam e que devem acontecer no domingo.
Os tiros atingiram suas costas, na região do peito e o afetaram gravemente, sendo que há relatos da polícia que durante o resgate seu coração estava parado e que não havia respiração. Entretanto, mesmo assim, os paramédicos conseguiram levá-lo com vida ao hospital, onde chegou em condições graves e acabou falecendo.
Ataque no Japão contra Shinzo Abe
Shinzo Abe é um político conservador e nacionalista que governou o país entre os anos 2012 a 2020. Ele foi o primeiro ministro que mais tempo ficou no poder.
Além disso, ele é conhecido pelo mundo pela sua Abenomics. Essa é uma política de reforma no país para aumentar as suas receitas e que teve sucesso suficiente para trazer melhorias econômicas para a população e retomar o crescimento do país. Além disso, também investiu em formar uma força militar mais forte para demonstrar força militar internacionalmente.
Assim, Shinzo Abe também é um político populista e que é adorado por parte da população japonesa. Logo, esse ataque tem provocado uma verdadeira comoção nacional.
O ex-Primeiro Ministro foi alvejado pelas costas. E escutou-se ao menos dois tiros.
Leia também
- Bem-estar mental de crianças no Japão é um dos mais baixos do mundo;
- Queijos do Japão começam a ser reconhecidos no mundo pela sua qualidade;
- Não consegue ficar sem um docinho? Veja doces japoneses saborosos e saudáveis.
Suspeito preso após ataque no Japão
Após os tiros, a polícia conseguiu deter um suspeito. Logo após os tiros, a polícia ataca um homem que estava com uma espingarda. De acordo com a polícia de Nara ele é um homem de 41 anos e foi identificado como Tetsuya Yamagami. O que se sabe sobre seu passado até agora é que ele também serviu na Força de Autodefesa Marítima por três anos na década de 2000.
Entretanto, ainda não se sabe o que teria motivado tal ataque.
De acordo com o atual primeiro ministro do país, Fumio Kishida, e que pertence ao mesmo partido de Shinzo Abe, ele encontrava-se em estado grave e veio a falecer. Além disso, ele identificou o ataque como covarde e bárbaro e que esse também foi um ataque à democracia japonesa, já que também ocorreu às vésperas das eleições.
Outras informações a respeito da saúde de Shinzo Abe alegam que ele estava em estado de parada cardiorrespiratória enquanto era transportado de helicóptero para o hospital.
O ataque foi registrado por câmeras. A emissora pública NHK transmitiu algumas das imagens dramáticas do a Shinzo Abe. Na filmagem é possível ver Abe sendo atacado, caindo e desmaiado na rua, com vários seguranças correndo em sua direção. O desespero tomou conta de todos. Os relatórios disseram que ele foi atingido no lado esquerdo das costas e no lado direito do pescoço, tornando a situação ainda mais grave para uma tentativa de salvar o ex-Primeiro Ministro.
Atenção, o vídeo a seguir contém imagens fortes.