Por que os japoneses dizem o sobrenome primeiro?

Uma das coisas que mais intrigam o ocidente é que os japoneses dizem o sobrenome primeiro. No lugar de dizerem o primeiro nome de uma pessoa, eles sempre optam por dizer o nome de família e até mesmo escrever ele antes.

Isso é comum não somente na cultura japonesa, mas também está presente na China, Taiwan, Comboja, Vitnã e nas Coreias, por exemplo. Assim, esse tipo de ordenamento dos nomes de uma pessoa é conhecimento como a maneira oriental.

Conheça mais aqui sobre ele e como essa maneira de chamar alguém permanece viva até mesmo com a globalização.

Os japoneses dizem o sobrenome primeiro

Em muitos países para se referir a alguém, coloca-se seu primeiro nome e depois seu sobrenome. Por exemplo, João Silva. Mas, essa é somente um tipo de ordem que usamos.

De acordo com o site Escape to Asia, o motivo para os nomes serem pronunciados dessa maneira é por conta da gramática.

O nome e o sobrenome são como um emparelhamento de substantivo e adjetivo. Assim, línguas diferentes os trataram de maneira diferente.

Dessa maneira, o primeiro nome de um japonês sempre será o seu sobrenome, o seu nome de família. E isso acontece tanto na hora de escrever como também de dizer.


Leia também


As tentativas de mudança de como os japoneses dizem o sobrenome

Entretanto. já houve muita discussão de como os japoneses deveriam pronunciar os nomes de uma pessoa. Principalmente com a abertura dos portos do Japão e o contato com os estrangeiros, fez com que muitos japoneses adotassem a maneira ocidental de se identificar.

Porém, a cultura de dizer o sobrenome primeiro não mudou completamente. E hoje, há um vasto apoio da sociedade japonesa para que os nomes sejam pronunciados de acordo com a maneira tradicional. Essa é uma maneira de manter uma parte sua cultura viva mesmo com a globalização.

Afinal de contas, a globalização e a velocidade da comunicação trazem a possibilidade de conhecer outras maneiras e outras culturas sem a necessidade de fazer com que elas se padronizem. Ou seja, manter a pronúncia da maneira tradicional, para muitos japoneses, é fundamental para que isso não se perca com o tempo.

Nunca pode dizer o nome primeiro no Japão?

Sim, você pode chamar alguém pelo seu primeiro nome. Entretanto, isso depende muito da relação que você possui com a pessoa.

Em alguns casos, chamar alguém pelo primeiro nome pode ser desrespeitoso no Japão. No mínimo, pode ser chocante e uma possível intrusão em seu espaço pessoal. Em geral, é mais seguro referir-se a um adulto japonês apenas pelo primeiro nome quando solicitado

Dessa maneira, para evitar constrangimentos, sempre chame alguém no Japão pelo seu sobrenome. Além disso, existem diversos fatores hierárquicos que serão importantes para definir quem pode e quem não pode chamar alguém pelo seu nome. Portanto, se você não tem certeza dos funcionamento da hierarquia japonesa, melhor não se arriscar.