Entrar em elevadores no Japão não é algo tão simples como você pode estar habituado.
Antes de mais nada, é preciso recordar que o Japão é um país que possui muitas regras sociais. E essas regras sociais, por mais que se transformem com o tempo, elas costumam a se manter e ser respeitadas. Dessa maneira, para não ser rude no país, é fundamental conhecer alguma delas. Por mais que os japoneses possam compreender que um estrangeiro não possui a responsabilidade em saber todas as regras de etiqueta, eles também pareciam muito aqueles que buscam respeitar suas regras sociais.
Assim, não custa nada de esforçar para seguir um pouco essas regras, mesmo que você falhe, os japoneses já vão te respeitar muito mais só por tentar.
As regras sociais dos elevadores no Japão
Antes de entrar no elevador, deixe as pessoas no elevador descerem primeiro. Na verdade, essa deveria ser uma regra social a ser aplicada no mundo inteiro. Afinal de contas, isso melhora muito o uso dos elevadores.
Entretanto, se você for atropelando alguém para entrar no elevador no Japão, saiba que, com certeza, receberá olhares de reprovação.
Você deve ter cuidado para não ficar bem na frente do elevador porque está na passagem do caminho.
Se não houver ninguém no elevador, você deve entrar primeiro no elevador e manter a porta aberta para alguém que é superior a você entrar. No entanto, se já houver alguém no elevador, você deve dar prioridade ao superior ou ao senpai.
Sim, existe hierarquia até mesmo para usar elevadores no Japão.
Leia também:
- Expectativa de vida no Japão cai pela 1ª vez em mais de uma década;
- Time japonês multado em 800 mil reais porque 60 torcedores se aglomeraram para ver e aplaudir os jogadores;
- Quartos de hotel no Japão com tema da Yakuza fazem sucesso.
Onde devo ficar em um elevador no Japão?
Assim como no carro ou nas salas de conferência, onde você fica no elevador é decidido pelo seu status na empresa. A regra básica é quanto mais jovem você for, mais perto da porta você deve ficar. O mais novo tem que controlar as portas para os outros, então você deve ficar na frente do painel.
Portanto, cabe a ele também apertar os botões dos andares para onde os mais velhos irão.
Às vezes pode haver um elevador com dois painéis, o “shimoza(下座)” é o da direita e o da extrema esquerda é “kamiza(上座)”. Se um cliente estiver no elevador, deixe o cliente ficar em “ kamiza(上座)” é o melhor. Lembre-se que o cliente é considerado Deus no Japão, então você deve dar prioridade a ele, não a seus colegas.
Já para sair do elevador é um pouco diferente de entrar no elevador.
Quando você chegar no andar e a porta se abrir, aperte o botão de abrir para manter a porta aberta para os superiores ou senpai descerem. Claro, se os clientes também estiverem no elevador, deixe-os descer primeiro. E o mais importante é colocar a mão na lateral da porta para mantê-la aberta para os outros. Essa ação insignificante causará uma boa impressão aos clientes.
Fonte: wa-shoku.com