Bodybuilder mais velho do mundo é japonês e tem quase 90 anos!

Você pode nunca ter ouvido falar do bodybuilder no Japão. Afinal de contas, estamos mais acostumados a ouvir falar dessa modalidade esportiva nos EUA.

Entretanto, o esporte por lá está cada vez maior e ganha adeptos. Um dos maiores recordes e ao qual o país se orgulha muito, é ter m fisiculturista que, com quase 90 anos, ainda compete.

No ano de 2022, esse fisiculturista de 86 anos quebrou seu próprio recorde como a pessoa mais velha a competir no campeonato japonês em 9 de outubro.

Conheça aqui mais sobre essa história. Mesmo que você não seja o maior fã de fisiculturismo, com certeza, achará essa história respeitável e inspiradora.

Bodybuilder no Japão aos 86 anos!

Toshisuke Kanazawa, que mora na cidade de Hiroshima, participou da 68ª edição do campeonato masculino de culturismo japonês em Osaka no ano de 2022. Na competição de fisiculturismo, é preciso enfrentar com poses elaboradas para mostrar a musculatura com pessoas de diferentes idades. Isso mesmo, esse senhor enfrentou pessoas que tinham mais de 60 anos a menos que ele.

Embora não tenha chegado à final entre os 12 melhores participantes, ele disse ao jornal Mainichi Shimbun: “Sou grato por apenas poder participar. Espero poder alcançar o coração de outras pessoas quando me virem enfrentar um desafio, mesmo em velhice.”

Toshisuke Kanazawa competindo no ano de 2016 quando já tinha mais de 80 anos e esbanjando um físico exemplar!

Kanazawa começou o fisiculturismo a sério aos 20 anos, e ganhou o campeonato do Japão pela primeira vez aos 24. Ele ganhou seu segundo título de “Mister Japan” aos 27 anos e se aposentou aos 34. No entanto, ele decidiu para fazer um retorno antes de completar 50 anos para encorajar sua esposa, que era propensa a doenças.


Leia também:


As vitórias do bodybuilder no Japão

Sua carreira é marcada por vitórias. Ele foi campeão do Japão 15 vezes no total, incluindo uma vitória nos campeonatos masters para fisiculturistas com 40 anos ou mais quando ele tinha 57 anos.

Ele terminou em segundo lugar na 34ª edição do campeonato de masters do Japão, realizado em Hokkaido em agosto de 2022, mas disse: “Ainda não estou nem perto da linha de chegada. É importante continuar estabelecendo metas e enfrentando desafios, não importa quantos anos você tenha.”

Kanazawa competiu no campeonato do Japão pelo segundo ano consecutivo como fisiculturista que venceu duas vezes no passado. Ele foi convidado para o mundial e deve participar do evento que será realizado na Espanha em novembro. Ele comentou: “Quero competir até os 90 anos. E gostaria de ser um exemplo para outros vovôs e vovós do mundo, vivendo saudável até os 100”.

Com certeza ele já é um exemplo tanto para os vovôs e vovós como para gerações mais novas. Afinal de contas, chegar aos 86 anos já é motivo de muita alegria, e chegar nessa idade competindo e esbanjando saúde é melhor ainda.