O Santuário de Motos no Japão para diminuir o número de acidentes

Assim como em boa parte do mundo, as motos no Japão também sofrem acidentes.

Por mais que as regras de trânsito do país sejam mais rigorosas quando comparadas com o Brasil, mesmo assim, algumas vezes, alguma coisa acontece. Pro lá, por exemplo, é proibido fazer o chamado corredor, que é quando as motos andam entre os carros. Mas isso não impede que nenhum acidente vá acontecer, afinal de contas, um imprevisto pode ocorrer.

Mas, os japoneses possuem um meio de pedir proteção. Os motoqueiros podem pedir proteção em um santuário exclusivo de motocicletas.

Conheça mais aqui sobre como eles são.

Santuário de motos no Japão

Existem dezenas de milhares de santuários xintoístas em todo o Japão e eles existem em todos os tipos de formas e tamanhos. Eles também têm uma infinidade de temas individuais que os visitantes podem querer visitar para orações altamente específicas. Além disso, os templos são em homenagem para uma série de coisas, como até mesmo para gatos.

Assim, você sabia que existem 17 santuários de motocicletas que foram sancionados pela Associação de Motocicletas do Japão?

A seguir vamos te apresentar um deles.


Leia também:


O santuário de motos no Japão Sanuki Waraku

O santuário de motos Sanuki Waraku  ( Sanuki Waraku Ōtobai Jinja ) foi fundado por um motociclista que virou sacerdote xintoísta chamado Katsuhisa Mino em junho de 2017. Mino foi um ávido motociclista por mais da metade de sua vida. No entanto, um acidente o obrigou a abandonar seu amado hobby.

Em vez de deixar o acidente derrubá-lo, Mino decidiu fazer algo pelos pilotos que ainda estavam na estrada e isso acabaria resultando na criação de seu santuário de motocicletas. “Tudo o que eu quero é que os pilotos não se machuquem ou sofram acidentes. É isso”, disse Mino durante uma entrevista para uma reportagem da TV Kagawa.

Embora pequeno, o santuário é cem por cento legítimo, já que Mino passou pelo processo de certificação como sacerdote xintoísta para abri-lo. Curiosamente, este também não é o primeiro santuário desse tipo no Japão. Por exemplo, também há um em Shimane e outro nas províncias de Hiroshima.

Os motociclistas que visitam o santuário podem fazer com que Mino realize uma autêntica cerimônia de purificação “ oharai ” para sua motocicleta. A ideia por trás desse ritual é que ele ajudará a manter os pilotos seguros. Seguindo o ritual, os donos da moto ainda são brindados com uma bebida vitamínica gratuita. E, claro, Mino também vende  placas de oração ema, amuletos de proteção omamori com tema de motocicleta e outros produtos de segurança no trânsito.

O santuário está localizado perto do intercâmbio Miki ao longo do Takamatsu Expressa, adjacente a um restaurante estilo café chamado Waraku, que também é de propriedade de Mino. Este café já era bastante conhecido na área antes do santuário por oferecer uma ampla seleção de itens de menu deliciosos e acessíveis, como somen preto, que são macarrão feito de farinha de arroz preto.