Dunas no Japão: elas existem e são tão incríveis como o Monte Fuji

Talvez você possa achar que não existem dunas no Japão. Afinal de contas, essas grandes montanhas de areia sempre costumam a nos remeter aos desertos ou ao Egito. Ou até mesmo pode nos fazer lembrar de parte do nordeste brasileiro.

Entretanto, a natureza no Japão é surpreendente e por lá também há dunas. O mais incrível é que nesse país de pequeno território você pode achar desde dunas até regiões em que é gelado o ano inteiro.

Assim, conheça aqui mais sobre as dunas de lá e como elas são simplesmente incríveis.

As dunas no Japão

Apesar de existirem dunas no Japão, obviamente, elas não ocupam uma vasta parte do território do país. Não chega nem aos pés do deserto do Saara, por exemplo. Entretanto, por lá é possível se divertir e muito, andando por montanhas que mais se parecem com o Monte Fuji de tão íngremes e também fazer um incrível passeio de camelo.

Estamos falando das Dunas de Areia de Tottori (鳥取砂丘, Tottori Sakyu). Elas são grandes dunas de areia localizadas fora do centro da cidade e são a atração turística mais famosa de Tottori.

Assim, ao todo, são cerca de 16 quilômetros de costa ao longo do Mar do Japão e têm até dois quilômetros de largura e 50 metros de altura. Eles fazem parte do Parque Nacional Sanin Kaigan.

As dunas de areia foram criadas ao longo de milhares de anos, à medida que a areia do rio Sendaigawa nas proximidades foi levada para o mar e, eventualmente, redepositada ao longo da costa pelas correntes oceânicas. Hoje, o movimento das marés e os ventos costeiros moldam continuamente as dunas e proporcionam uma paisagem em constante mudança.

A principal área de turismo abrange uma faixa de areia de meio quilômetro entre o centro de visitantes e o mar. Muitas das maiores dunas de areia são encontradas aqui, e seus topos proporcionam aos visitantes belas vistas sobre a costa. A partir daqui também pode explorar as vastas extensões de areia que se estendem por vários quilómetros em quase todas as direções.

Há também uma série de outras atrações para desfrutar ao redor das dunas. Passeios de camelo e charrete percorrem as dunas, enquanto os mais aventureiros podem experimentar parapente ou sandboard (uma variação de snowboard) que são oferecidos por empresas locais. As vistas sobre as dunas podem ser apreciadas a partir do deck de observação do Sakyu Center, que está conectado às dunas de areia por um teleférico.


Leia também:


O museu com a areia da dunas no Japão

Um dos maiores eventos para quem vai até lá, também é o museu de areia.

O Museu da Areia foi inaugurado em Tottori em 2006 com uma exposição ao ar livre com a Itália e o Renascimento como tema principal. Desde então, manteve o foco transnacional, passando de tendas para uma sala de exposições que tradicionalmente hospeda eventos de oito meses de “Viagem ao redor do mundo na areia”. Esculturas anteriores retrataram cenas de diferentes regiões da Ásia, Áustria, África, Reino Unido, Rússia, Estados Unidos, países nórdicos, República Tcheca e Eslováquia.

Fonte: Japan Guide e Gaijin Pot

Receba GRÁTIS notícias do Japão