Os brasileiros que já foram da seleção japonesa

A seleção japonesa já contou com atletas que foram naturalizados. Entre eles, brasileiros.

Conheça aqui 4 jogadores brasileiros que foram naturalizados e fizeram uma carreira de sucesso no Japão e são reconhecidos até hoje por seus desempenhos.

Seleção japonesa: Ruy Ramos e Wagner Lopes

Ruy Ramos e Wagner Lopes foram os primeiros brasileiros a fazer parte da seleção japonesa.

Ruy Ramos defendeu a Seleção Japonesa de 1990 a 1995, disputando 32 partidas e marcando apenas um gol, estando presente nas Eliminatórias para as Copas de 1990 e 1994. Depois, iniciou carreira de técnico no Japão.

Wagner Lopes se naturalizou jogador em 12 de setembro de 1997. E, 16 dias depois, estreou como representante do Japão nas eliminatórias da Copa do Mundo contra a Coreia do Sul. Ele fez boa parte de sua carreira no Japão e depois voltou para o Brasil.

Seleção japonesa e Alessandro dos Santos

Talvez, um dos nomes mais famosos de brasileiros na seleção japonesa, seja o de Alessandro dos Santos. Incialmente, ele foi para o país para estudar, mas logo que terminou o ensino médio se destacou no futebol e já fez um contrato profissional.

Esse era somente o seu início de carreira no Japão.

Em novembro de 2001, quando seu pedido de naturalização para o Japão foi aprovado, ele foi convocado para a seleção japonesa pelo então técnico Philippe Troussier, e fez sua estreia pela seleção em um amistoso contra a Ucrânia em março de 2002. Ele também foi selecionado para representar o Japão na Copa do Mundo FIFA de 2002.

Zico, que assumiu o cargo após a Copa do Mundo de 2002, continuou o convocando. Mas no começo da era de Zico como técnico, ele era reserva para meio-campistas Shunsuke Nakamura. No entanto, em junho de 2003, a seleção japonesa sofreu uma derrota por 1 a 4 para a Argentina, e Toshihiro Hattori, que até então era lateral-esquerdo, saiu do time. Quando 3 laterais foram adotados, ele continuou a participar do time titular por cerca de 3 anos até o jogo final da Copa do Mundo de 2006 como meia-esquerda.


Leia também:


Seleção japonesa e Marcus Túlio Tanaka

O último de nossa lista é Túlio Tanaka. Ele nasceu no interior de São Paulo e, apoós tentar carreira como atleta profissional no Brasil, acabou sendo chamado para jogar no Japão.

Por lá conseguiu jogar em vários times e se destacou na liga japonesa. Ele chegou ao país em 1997 e somente em 2004 consegui a cidadania. Foi quando pode jogar pela seleção japonesa.

Ele começou sua carreira com a seleção japonesa Sub-23, atuando em 7 partidas. Já no ano de 2006, ele começou a fazer parte da seleção principal japonesa. e foi convocado para a Copa do Mundo FIFA de 2010, onde foi peça fundamental para o Japão chegar às oitavas-de-final. Na ocasião, o Japão foi derrotado pelo Paraguai nos pênaltis por 5–3, após um empate de 0–0 no tempo normal de jogo.

Foi apelidado pelos japoneses de samurai.

Receba GRÁTIS notícias do Japão