Por que governo de Tóquio está mandando japoneses usarem gola alta?

O inverno no Japão é extremamente rigoroso. E isso faz com que as pessoas tenham de gastar mais energia para aquecerem suas casas.

Entretanto, isso pode levar a um colapso do abastecimento se eletricidade. E, sendo a capital Tóquio extremamente populosa, todos os invernos há a preocupação de que a cidade não conseguirá abastecer a todos com energia. O receio também é que, por conta do alto uso de energia nas casas, alguns serviços básicos, como de transporte e até mesmo os hospitais, acabem sendo afetados por uma falta de eletricidade.

Além disso, a energia no Japão é cara. Logo, pode ser um gasto muito alto para muitas famílias neste inverno.

Dessa maneira, o governo de Tóquio já mostrou preocupação e começou a tomar medidas para que seus residentes economizem energia.

E uma das orientações é bem simples: se está com frio, use blusas de gola alta.

Confira aqui mais sobre essa curiosa declaração do governo de Tóquio.

Governo japonês e o inverno rigoroso

Pense em você no inverno japonês enfrentando temperaturas abaixo de zero e ainda a neve. Bom, imagine-se tentando se manter aquecido enquanto tenta ao mesmo tempo reduzir as contas de energia neste inverno. Uma tarefa no mínimo complicada. Mas nem tanto para a governadora de Tóquio, Yuriko Koike. Segundo ela, se você está com frio, basta apenas usar uma blusa de gola alta.

A governadora, vestindo uma jaqueta por baixo, incentivou os moradores a usarem suéteres de gola alta para se manterem aquecidos e como forma de reduzir o consumo de energia.

“Aquecer o pescoço tem um efeito térmico. Estou usando uma gola alta e um cachecol também mantém você aquecido. Isso economizará eletricidade”, disse Koike a repórteres.

“Esta é uma das ferramentas para superarmos juntos o clima de energia do inverno rigoroso”, disse ela, acrescentando que o presidente francês Emmanuel Macron estava “tomando a liderança no uso de gola alta”.

O Japão há muito conduz uma campanha anual de “negócios legais”, na qual um código de vestimenta casual é incentivado nos escritórios para economizar energia durante os verões sufocantes do país. Assim, essa não é a primeira vez que as vestimentas entram em cena nas discussões.

Entretanto, a declaração da governadora de Tóquio no mínimo foi inusitada e pode ser visto por muitas pessoas até mesmo como algo rude.


Leia também:


O governo japonês e a energia elétrica

A energia elétrica é um problema no Japão. O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, pediu em agosto de 2022 um esforço para reviver a indústria de energia nuclear do país em uma tentativa de enfrentar os crescentes custos de energia importada.

Mas tal movimento provavelmente seria controverso após o desastre nuclear de Fukushima em 2011, desencadeado por um enorme tsunami, que levou à suspensão de muitos reatores devido a temores de segurança. Assim, por conta do desastre com a energia nuclear, o país ainda tenta encontrar outras possibilidades para ter energia.

Receba GRÁTIS notícias do Japão