Os gestos no Japão dizem muitas coisas. A cultura do país possui uma rica linguagem corporal o que faz com que um gesto que pode ser considerado como inofensivo em diversos locais do mundo, por lá, seja extremamente complicado.
Assim, te mostraremos nesse artigo os significados de fazer um X com os braços para alguém.
Entendendo os gestos no Japão: o “X”
Especialmente usado para combater mal-entendidos entre locais e estrangeiros, o gesto do sinal X é usado no Japão como parte da linguagem corporal japonesa. Se você já viajou para lá antes, é provável que você tenha recebido isso pelo menos uma vez. Ou até mesmo que algum japonês tenha feito esse sinal para você e você nem sequer percebeu.
O problema é que, se você não sabe o que isso significa, pode confundi-lo ainda mais.
Existem dois tipos de sinais X na linguagem corporal japonesa: o primeiro é quando a figura X está sendo demonstrada usando os braços. Seus braços estão cruzados na frente do corpo e você recebe um grande X gigante. Isso se traduz em dizer “não” ou que algo não é proibido.
Portanto, é uma proibição que deve ser obedecida imediatamente, ainda mais se for um policial que estiver fazendo o sinal para você.
Por exemplo, se você quiser entrar em uma área específica e um guarda se aproximar de você com os braços cruzados em forma de X, ele está lhe dizendo que você não pode entrar lá.
Assim, você deve ter muita atenção para o caso de alguém fazer esse sinal pra você. Em respeito à cultura do país, você precisa saber minimamente o significado de alguns gestos ou, pelo menos, tentar dizer para quem faz o gesto para você, que não está compreendendo o significado.
Você também já deve ter visto o emoji com o bonequinho fazendo um x com os braços. Esse também diz respeito a uma interdição, já que a origem dos emojis é japonesa.
Leia também:
- Os motivos para a moda no Japão sempre mudar e surpreender!;
- Polícia japonesa inova e aceitará chamada de vídeo para atender rapidamente às ocorrências;
- Time japonês multado em 800 mil reais porque 60 torcedores se aglomeraram para ver e aplaudir os jogadores.
Gestos no Japão como o X possuem outro significado?
Sim, nem sempre esse gesto significará uma interdição ou uma proibição.
O outro tipo de sinal X é aquele feito apenas com os dedos. Não pense que esta é uma maneira de dizer não sutilmente – tem um significado totalmente diferente, na verdade. X com os dedos é dizer ao garçom ou garçonete de um restaurante que você quer a conta.
Gestos no Japão: o oposto do X é o O
Se há um X, há um O.
Usando os braços também e ligados de forma redonda acima da cabeça, o sinal O se traduz em aprovar algo ou que algo é permitido.
Se o mesmo guarda que se aproximar de você fizer o sinal O em vez do sinal X, você poderá entrar no local.
Não é o mesmo significado de fazer o formato O com os dedos – com o polegar se conectando com os outros dedos. Este é o gesto para “dinheiro”.