Sukajan: a jaqueta japonesa que deixa qualquer um na moda!

Talvez você nunca tenha ouvido falar no termo sukajan, mas é muito provável que se recorde de cenas de filme ou até mesmo de fotos de pessoas trajando uma jaqueta japonesa que possui um imenso dragão atrás. Essa é a sukajan!

Ela é uma jaqueta que é um ótimo presente de lembrança do Japão e também possui a incrível característica de deixar qualquer um com um tom mais rebelde.

Veja aqui mais sobre ela.

A jaqueta japonesa para te deixar na moda

A sukajan é basicamente um tipo de roupa externa, geralmente feita de seda, que combina um estilo típico de jaqueta do time do colégio com bordados dramáticos japoneses, incluindo tigres, águias e, claro, flores de cerejeira. Em termos de silhueta, eles são baseados nas clássicas jaquetas de beisebol americanas popularizadas pelos times da década de 1930. E o Japão é bastante obcecado por beisebol, então não é surpresa que esse estilo de roupa tenha se propagado e até hoje as pessoas a utilizam.

Esta jaqueta bufante e solta, com gola canelada e mangas abotoadas, cortada e bordada, é uma peça de moda que é uma tendência, casual e elegante – e é mais do que apenas uma declaração de moda ousada; é uma peça que reconta sua experiência no Japão. Pelo menos, foi assim que começou – e também como muitos usuários de sukajan estão usando.

Assim, podemos até mesmo dizer que esse é um acessório que pode até ter saído da modo por algum tempo, mas ele sempre volta.

Leia também:


Origens da jaqueta japonesa sukajan

Como a maioria dos designs de moda populares, sukajan tem uma longa e rica origem cultural. Para recontá-la, temos de voltar para a época da II Guerra Mundial, ou seja, antes de 1950. 

Na época, Yokosuga na província de Kanagawa do Japão foi as primeiras bases navais no Japão e que depois foi ocupada pelos americanos. 

Mas, quando a ocupação terminou, um soldado teve a brilhante ideia de levar sua jaqueta normal ao alfaiate local para que ela fosse bordada, transformando algo que era considerado um símbolo de guerra em uma lembrança inestimável. Seus colegas militares seguiram o exemplo assim que puseram os olhos nessa beleza criativa.

sukajan original combinou os símbolos dos dois países, como flores de cerejeira, dragões, gueixas e águias. Esses motivos permanecem até hoje como desenhos comuns em sukajan . O que não é tão comum hoje em dia é ver os mapas  – mas, antigamente, alguns soldados americanos pediram para bordá-los para comemorar seu tempo lá.

Assim, mais e mais soldados americanos queriam trazer de volta essa lembrança única para os Estados Unidos como presentes, ou mesmo para vender. A demanda por essas jaquetas de bombardeiro japonesas únicas cresceu, e os alfaiates japoneses tiveram que ser habilidosos – juntando sobras de seda de pára-quedas com outros tecidos para alimentar essas demandas.

À medida que o sukajan estava ficando mais popular na América, o Japão estava adotando o estilo de preparação americano durante as décadas de 1950 a 1970. 

Hoje em dia, se você quiser comprar uma sukajan, você pode importar uma tanto pelo AliExpress como pela Amazon.

Fonte: Japan Junky.

Receba GRÁTIS notícias do Japão