Canibal japonês morre aos 73 anos sem nunca ter sido condenado

O canibal japonês Issei Sagawa marca presença no imaginário japonês. Pode-se dizer que ele é uma verdadeira celebridade no país e muitas pessoas apreciam a sua história. Entretanto, no ano de 2022, ele acabou morrendo em Paris, capital francesa.

Porém, mesmo assim, temos certeza de que sua história continuará a habitar a imaginação dos japoneses que contarão sua história por muitos anos.

Conheça aqui a história do canibal de Kobe e quem ele comeu.

O canibal japonês e sua vítima

Issei Sagawa, um assassino japonês conhecido como canibal de Kobe executou e comeu uma estudante holandesa.

Seu crime aconteceu no ano de 1981. Na ocasião, ele estava em Paris estudando. Em um determinado dia, ele convidou a estudante holandesa Renee Hartevelt para sua casa.

Ele atirou no pescoço dela, estuprou-a e depois consumiu partes de seu corpo ao longo de três dias. Ele então tentou se livrar de seus restos mortais no parque Bois de Boulogne, onde foi preso. Entretanto, ele não chegou a ficar preso muito tempo. Não chegou nem mesmo a ter uma condenação por seu crime.

Especialistas em psiquiatria consideraram Sagawa incapaz de enfrentar o julgamento, e ele foi inicialmente mantido em uma instituição mental na França antes de ser deportado para o Japão.

Lá, ele foi considerado são pelas autoridades japonesas. Entretanto, como foi considerado incapaz na França, as acusações foram retiradas. Dessa maneira, não havia uma acusação formal para o governo japonês prendê-lo. Assim, ele foi autorizado a sair em liberdade.

Sagawa não escondeu seu crime e capitalizou sua notoriedade, inclusive com um livro de memórias semelhante a um romance intitulado , no qual ele relembrou o assassinato em detalhes vívidos.

E a partir daí, o seu sucesso jamais parou.

Ele também contou detalhes do incidente e sua contínua obsessão pelo canibalismo em entrevistas e um documentário de 2017, “Caniba”.

Falando ao meio de comunicação Vice, ele disse que era “obcecado por canibalismo”.

“Meu desejo de comer uma mulher se transformou em uma obrigação.”


Leia também:


A morte do canibal japonês

Sagawa morreu de pneumonia em 24 de novembro de 2022 e teve um funeral com a presença apenas de parentes, sem nenhuma cerimônia pública planejada, disseram seu irmão mais novo e um amigo em um comunicado divulgado logo após a notícia de sua morte.

Desde 2013, após um AVC, ele vivia sob constantes cuidados, sendo eles prestados por seus irmãos ou por cuidadores contratados. Foi somente nesse período que declarou que estava arrependido de sua obsessão por comer outro ser humano.

Entretanto, até sua morte, nunca deixou de esconder seu nome e declarar quem era.

Seu apelido de canibal de Kobe remete à cidade onde nasceu. Sagawa nasceu em uma família de empresários e mudou-se para a França no ano de 1977, quando tinha 27 anos, para fazer doutorado em literatura na Sorbonne.

Fonte: Japan Today e Wikimedia Foundation.