Por que a camisa do Japão é azul e não vermelha?

A camisa do Japão é uma das mais lindas do mundo. Além disso, ela pode ser reconhecida de longe. Afinal de contas, esse azul sempre chama a atenção.

banner-loja

Entretanto, onde há azul na bandeira japonesa? Como será que foi essa escolha? Você sabia que já houve um momento que a camiseta da seleção japonesa de futebol não foi azul, mas sim vermelha.

Conheça aqui a história da camisa azul do Japão.

A camisa do Japão é azul no futebol, mas em outros esportes não

A seleção nacional de futebol do Japão, carinhosamente chamada de “Samurai Blue”, há muito luta com camisas azuis, fiel ao apelido. No entanto, as equipes nacionais em muitos outros esportes, como vôlei e softbol, ​​adotaram uniformes vermelhos para representar a cor do sol nascente na bandeira nacional japonesa. Por que o azul foi escolhido pela comunidade do futebol nacional?

Na época em que a Associação de Futebol do Japão (JFA) foi inaugurada, em 1921, um time de futebol do time do colégio representando o Japão participou dos Jogos do Campeonato do Extremo Oriente, um evento internacional realizado regularmente no Leste Asiático.

Foi em 1930 que a seleção japonesa foi formada pela primeira vez, selecionando jogadores de todo o país. Quando a equipe estava preparando seu uniforme, o azul claro foi escolhido como cor. Existem várias abordagens sobre o porquê.

De acordo com o jornal Mainichi Simbun, uma teoria diz que a cor seguiu o uniforme azul claro adotado pela Universidade Imperial de Tóquio, antecessora da Universidade de Tóquio, que estava produzindo jogadores que integravam a seleção nacional. Outra história diz que o Japão optou pelo azul para representar “as águas que cercam a terra nacional”.

Nenhuma dessas teorias está registrada nos documentos disponíveis hoje, e um indivíduo afiliado ao JFA disse: “Não temos certeza de qual foi o motivo exato”.


Leia também:


A camiseta do Japão nem sempre foi azul

A seleção japonesa estava de fato vestida com camisetas vermelhas em um estágio sob o comando do técnico Kenzo Yokoyama, que liderou a equipe entre 1988 e 1991. Essa escolha de cor foi obviamente baseada na bandeira japonesa, seguindo os passos de potências mundiais que aproveitaram suas cores da bandeira nacional para seus uniformes. Mas depois que a seleção japonesa se saiu mal, sendo eliminada na primeira rodada preliminar asiática no caminho para a Copa do Mundo da FIFA de 1990, realizada na Itália, a cor do uniforme foi alterada novamente para azul.

Além dessa história, diz-se que o Japão escolheu o azul para evitar confusão com os muitos outros times da Ásia que adotam camisas vermelhas, incluindo Coreia do Sul e China.

Assim, essa é uma maneira de diferenciar-se. E, convenhamos, hoje em dia já é quase impossível pensar a seleção japonesa de futebol sem a sua linda camiseta azul.

Fonte: Mainichi.JP.

Receba GRÁTIS notícias do Japão