Shichimi: um superalimento japonês em pó

Shichimi é um superalimento japonês em pó que é reconhecido pelo seu ótimo sabor para temperar as comidas, entretanto, ele não serve somente para isso. E, como tem acontecido com muitos outros alimentos japoneses, descobre-se que ele tem ótimas propriedade.

Confira aqui um pouco mais sobre como esse pó faz bem e os motivos para você tentar incluí-lo em seu dia a dia.

Um superalimento japonês antigo e com ótimo valor nutricional

Shichimi togarashi (comumente conhecido como shichimi) é traduzido como “sete especiarias em pó”.

A lista de ingredientes que compõe já revela como o tempero pode fazer bem à saúde, entre eles, estão: pimenta vermelha moída, pimenta Szechuan, casca de frutas cítricas, sementes de gergelim (branco e preto), gengibre e nori (alga seca usada para fazer sushis).

Todos esses ingredientes são combinados para fazer um incrível tempero em pó de gostos complementares.

Algumas variações também podem incluir uma mistura de sementes de cânhamo, sementes de papoula, alho ou shiso (conhecido como o manjericão do Japão).

O shichimi foi inventado por um especialista em fitoterapia japonesa no período Edo, com a intenção de criar uma mistura em que cada ingrediente tivesse alguma qualidade medicinal de cura. Entretanto, com o passar dos anos, ele ficou mais conhecido popularmente pelo seu ótimo sabor. 

Confira a seguir como esse alimento pode fazer bem para  sua saúde.


Leia também:


Esses ingredientes trazem os seguintes benefícios para a saúde:

  • pimenta malagueta vermelha:  eliminação da congestão nasal, a promoção da circulação sanguínea, o alívio da dor muscular, a perda de peso e a melhora da digestão.
  • pimenta szechuan: ajuda o estômago e o sistema digestivo, além de ter um efeito anti-inflamatório.
  • cascas de frutas cítricas: alto teor de vitamina C, que pode ajudar com resfriados, febres, dores de cabeça e dores de estômago.
  • sementes de gergelim: possui vitaminas e minerais, especialmente cálcio, cobre e magnésio, as sementes de gergelim podem ajudar a prevenir diabetes e osteoporose.
  • gengibre: ajuda na digestão, inchaço, dores nas articulações, náuseas, resfriados e dores de garganta.
  • nori: ótimo para o bom funcionamento da tireoide e produção de glóbulos vermelhos.

Como usar o superalimento japonês em pó?

Aí vai da criatividade na cozinha de cada um. Esse tempero fica bom até mesmo se quiser comer uma tigela de arroz japonês sem tempero com ele salpicado em cima.

Mas, uma opção para você começar a experimentá-lo é comendo junto com a sua pipoca.

Ao terminar de fazer a sua pipoca da maneira que preferir, basta apenas salpicar esse tempo nela com parcimônia e depois colocar um pouco de sal. E pronto, você já pode saborear todos os benefícios do shichimi para sua saúde.

Mas, atenção, somente esse tempero não garante ótimos índices de saúde. Tenha uma alimentação controlada e faça exercícios regularmente, além de visitas ao médico para garantir que tudo está bem com você.