Mitsuba, a erva japonesa que mistura salsinha e coentro em uma explosão de sabor

Mitsuba é uma erva japonesa muito utilizada na culinária do país. Ela é também conhecida como salsa japonesa, pode ser traduzida literalmente como literalmente “três folhas”.

Essa erva é nativa do interior do Japão, mas ela cresce em todo o Japão, embora as prefeituras de Chiba e Aichi sejam os principais cultivadores.

Esta erva é fácil de cultivar a partir de sementes em casa, mas prefere sombra parcial. Quando cultivada a pleno sol, as folhas ficam amarelas e amargas. 

Quando utilizada para compor um prato, ela pode trazer muito mais sabor, confira aqui como ela é incrível e porque você não pode perder a oportunidade de experimentá-la quando tiver a oportunidade.

A incrível erva japonesa mitsuba

Prato japonês de final de ano (ozoni) com Mitsuba.

Essa erva é frequentemente usada na culinária japonesa. Ela também cresce selvagem nas florestas do Japão, China e Coréia. Também é cultivada em jardins, tanto como erva culinária quanto como planta que dá sombra. O sabor limpo, brilhante e delicado do mitsuba o tornou uma adição valiosa a muitos pratos e é usado no Japão há centenas de anos para enfeitar alimentos. 

O mitsuba é valorizado por sua crocância e sabor delicado e refrescante. Por conta disso, ela já foi descrita como tendo um sabor de cruzamento entre salsa, coentro e folhas de aipo.

Além disso, também é utilizada para significar boa sorte e aparece no topo de muitos pratos comemorativos japoneses, como o ozoni de Ano Novo (sopa de bolinho de arroz) e o osuimono (caldo claro) de Hina Matsuri.

Por conta disso, as hastes de mitsuba amarradas também vestem pratos de casamento para trazer um futuro feliz ao novo casal.

Geralmente é usado como guarnição, principalmente para chawanmushi (creme de ovo cozido no vapor) e donburi (proteína de escolha servida sobre o arroz), pois fica amargo e perde o sabor característico quando cozido.


Leia também:


A erva japonesa usada para além da culinária

O mais incrível é que esta erva também tem sido usada medicinalmente. De fato, na medicina tradicional japonesa, diz-se que o mitsuba diminui a irritabilidade e melhora o apetite e a digestão. Também é pensado para ajudar a controlar a pressão arterial elevada, relaxar os músculos e ajudar a aliviar o estresse.

Então, que melhor maneira de adaptar seu estilo de vida à geografia e clima únicos do Japão do que incorporar essas ervas tradicionais?

Mitsuba também deve trazer boa sorte aos recém-casados. Em muitos casamentos tradicionais japoneses, um monte de caules de mitsuba são amarrados em nós e usados ​​para decorar pratos. Esta planta também é colocada em arranjos de flores, às vezes até no buquê de noiva.

Assim, se tiver a oportunidade tanto de experimentar essa erva, como trazê-la para a culinária do seu dia a dia, não perca a oportunidade! Ela só tem benefícios e ótimos sabores para trazer para você.