Hakuto: Empresa japonesa quer ser a primeira a pousar na Lua

Empresa japonesa na Lua: módulo de pouso pioneiro

Uma empresa japonesa está prestes a realizar algo inédito no mundo dos negócios: pousar na Lua. A ispace, uma empresa de Tóquio, colocou sua própria espaçonave em órbita lunar há um mês.

Na terça-feira, os controladores de voo direcionarão a nave Hakuto, nome que significa coelho branco em japonês, para descer de uma altitude de 100 quilômetros e pousar.

Hakuto e sua missão

O módulo de pouso de dois metros transporta um mini rover lunar para os Emirados Árabes Unidos e um robô semelhante a um brinquedo do Japão, projetado para rolar na poeira lunar. Hakuto seguiu uma rota longa e indireta para a Lua após seu lançamento em dezembro, transmitindo fotos da Terra durante sua jornada.

Apenas três governos conseguiram pousar com sucesso na Lua: Rússia, Estados Unidos e China. Uma organização sem fins lucrativos de Israel tentou pousar na Lua em 2019, mas sua espaçonave foi destruída no impacto.


Leia também


Se a ispace tiver sucesso em sua missão, marcará um grande avanço na exploração lunar por empresas privadas. O feito colocará a empresa japonesa à frente na corrida espacial comercial, incentivando outras empresas a seguir seu exemplo e a buscar oportunidades fora do nosso planeta.

Fonte: Japan Today