Covid-19: Japão libera entrada no país para turistas de todo o mundo

Em um movimento significativo, o governo japonês suspendeu completamente seu alerta de viagem em todo o mundo, em meio à pandemia de coronavírus. Essa decisão segue o término da emergência da COVID-19, conforme declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O alerta inicial foi emitido em janeiro de 2020, direcionado especificamente aos que viajavam para a China. Naquela época, o alerta estava no Nível 1, o mais baixo na escala de quatro pontos do país. Em março do mesmo ano, o Ministério das Relações Exteriores expandiu o alerta para todo o mundo.

Progresso do alerta de viagem

A certa altura, 159 nações e regiões receberam um aviso de Nível 3, que instruía as pessoas a evitarem viajar para esses locais. Desde outubro do ano passado, o governo manteve um alerta de Nível 1, aconselhando os viajantes a “permanecerem totalmente alertas”, para o mundo inteiro.

Citando um declínio nas mortes e nos casos envolvendo sintomas graves, a Organização Mundial de Saúde declarou na sexta-feira que a pandemia não constitui mais uma emergência de saúde pública de preocupação internacional.


Leia também


Isso representa um grande avanço na luta global contra a pandemia. A decisão do Japão de levantar o alerta de viagem global é um sinal encorajador de que a vida pode começar a voltar ao normal, à medida que as nações ao redor do mundo continuam a tomar medidas para combater a disseminação do vírus.

Fonte: Kyodo