Japão irá receber soldados ucranianos feridos para tratamento médico

Em uma ação incomum, o Japão se prepara para receber soldados ucranianos feridos para tratamento médico. A medida faz parte de um esforço para apoiar a Ucrânia, país devastado pela guerra e que continua a defender-se contra a Rússia. As informações são de fontes próximas ao assunto, divulgadas na última quarta-feira.

Alguns soldados serão encaminhados ao Hospital Central das Forças de Autodefesa em Tóquio já no próximo mês. Lá, receberão tratamento médico e fisioterapia, disseram as fontes.

Uma demonstração de compromisso

Dessa forma, o governo japonês tem como objetivo demonstrar um compromisso mais robusto com a Ucrânia. Este movimento surge em resposta a um pedido ucraniano e ocorre na véspera da Cúpula do G7. O plano é acolher soldados feridos, incluindo aqueles atingidos por minas terrestres.

Com os Estados Unidos e países europeus fornecendo tanques, jatos de combate e artilharia de longo alcance à Ucrânia, o Japão adotou uma abordagem diferente. Devido a suas rígidas regulamentações sobre exportação de armas, o país tem oferecido equipamentos de defesa não letais a Kyiv, como coletes à prova de balas, capacetes e drones.


Leia também


Gostou do artigo? Receba GRÁTIS nossas notícias em seu WhatsApp > ENTRAR NO GRUPO

Entretanto, este plano requer cuidados. Se os soldados tratados retornarem à linha de frente após a recuperação, poderá ser interpretado como um reforço de capacidade de combate a outro país.

O governo também avaliará se pode arcar com os custos do tratamento médico. Esquemas de apoio semelhantes já estão em vigor na Polônia e em alguns outros países.

Vale lembrar que já houve um caso de um cidadão ucraniano, ferido por bombardeios russos, que veio ao Japão através de um conhecido para receber tratamento em um hospital na prefeitura de Chiba, próxima a Tóquio.

Fonte: Kyodo