Nabi Tajima: japonesa de 117 anos é a pessoa mais velha do mundo

A jamaicana Violet Brown, considerada a pessoa mais velha do mundo, morreu no dia 15 de setembro aos 117 anos e 189 dias. Agora, o título passou a ser da japonesa Nabi Tajima.

Nabi Tajima
(Crédito: Asahi)

No dia 18 de setembro (Dia do Respeito aos Idosos), a japonesa recebeu a visita das autoridades locais, que reconheceram o recorde que ela agora ostenta. De acordo com a casa de repouso em que ela vive, Tajima já não fala e dorme durante muitas horas. Mas, ela come corretamente três refeições por dia e sua condição física é boa. E, ao toque de uma música com um instrumento tradicional japonês em sua homenagem, a japonesa chegou a mover as mãos de acordo com o ritmo da canção.

Nabi Tajima
(Crédito: Asahi)

Nascida no dia 4 de agosto de 1900, Tajima também detém outras designações: pessoa mais velha da história do Japão (e da Ásia), sétima pessoa mais velha de todos os tempos, oitava pessoa a atingir 117 anos e última pessoa viva nascida no século 19.

Vida de Tajima

Tajima nasceu em Araki, uma área do que era então conhecida como Vila Wan, em Kagoshima. Atualmente, ela reside em Kikai, localizada na mesma província de Kagoshima.

Ela tem uma grande família: nove filhos (sete filhos e duas filhas), 28 netos, 56 bisnetos e 35 trinetos.

Enquanto Tajima nunca falou publicamente sobre seu estilo de vida, é possível que a dieta japonesa seja a chave para sua vida longa.

Leia também:

Longevidade

O número de centenários no Japão atingiu o recorde de 67.782, segundo dados oficiais revelados no dia 18 de setembro devido ao Dia dos Idosos. Este número tem crescido de maneira contínua desde 1971. O governo do Japão prevê que essa tendência continue graças aos avanços nos tratamentos médicos. Do total de idosos centenários, 88% são mulheres (59.627). O homem mais velho do país é Masazo Nonaka, de 112 anos, de Hokkaido.

Também foi divulgado que, o número de japoneses com idade igual ou superior a 90 anos atingiu 2 milhões pela primeira vez. De acordo com outra pesquisa, atualmente, existem apenas 46 supercentenários – pessoas que tem 110 anos ou mais – no mundo.

Fonte: Asahi, Business Insider, EFE, Asahi (japonês), NHKWikipedia
Imagem destacada: sankei

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link