Conheça seis tradicionais instrumentos musicais do Japão

Você já deve conhecer a caligrafia japonesa (書 道), a cerimônia do chá (茶道) e o arranjo de flores (conhecido como ikebana), pois são populares não apenas entre os japoneses, mas também entre os estrangeiros.

Mas, e os tradicionais instrumentos musicais do Japão? Você conhece?

Leia também:

Instrumentos musicais do Japão

Se você já visitou o Japão ou já assistiu à uma apresentação de Kabuki, talvez conheça estes tradicionais instrumentos musicais do Japão. Confira seis deles!

1 Shamisen (三味 線)

Em japonês, 三 (“san”) significa três, e 線 (“sen”) significa cordas. Portanto, shamisen significa, literalmente, “três cordas”.

Este instrumento japonês consiste em três cordas sobre um corpo de madeira, relativamente grande, chamado bachi.

Este instrumento é semelhante ao instrumento chinês sanxian. A forma do shamisen parece uma guitarra, devido ao seu braço magro e seu corpo semelhante a um tambor revestido de pele.

Dizem que o shamisen revestido com pele de gato (isso é triste) produz a melhor qualidade de som. As três cordas são, geralmente, feitas de seda. Existem muitas variações de shamisen, dependendo do tamanho e do gênero.

1. Hosozao, que é o menor tamanho de shamisen;
2. Chuzao, que é um tamanho maior do que o Hosozao;
3. Futozao, que é o maior tamanho de shamisen.

2 Shakuhachi (尺八)

É uma flauta japonesa de bambu, tradicionalmente usada por monges zen budistas, como uma ferramenta espiritual. Tem 4 furos na frente e um nas costas, que ressoam com sentimentos de solidão quando tocados. Você poderá ver este instrumento sendo tocado por algumas pessoas no Festival Himeji Oshiro.

3 Koto (箏)

É um instrumento típico do Japão, que tem duas variações, com 13 cordas e com 17 cordas. Este instrumento é semelhante ao Zheng chinês, ao coreano Gayageum e ao Yatga da Mongólia. Geralmente é feito com madeira Kiri e tem cerca de 180 centímetros de comprimento.

4 Mukkuri

É uma harpa de mandíbula, feita de bambu, com 10 centímetros de comprimento e 1,5 centímetros de largura. O mukkuri é conhecido como um instrumento tradicional de Ainu.

5 Taiko

Se você já foi a algum festival do Japão, talvez tenha visto este instrumento. É um tipo de percussão japonesa. Este instrumento não é popular apenas entre os japoneses, mas também entre os estrangeiros.

6 Horagai

Se você visitou algum templo budista no Japão, talvez tenha visto ou ouvido este instrumento por lá. É uma grande concha semelhante a uma trombeta. No passado, os japoneses usavam esse instrumento para cerimônias ou rituais. Mas os samurais também usaram este instrumento como um sinal durante as guerras.

Esses são os tradicionais instrumentos musicais do Japão. Qual é o seu favorito? Comente!

Comentários

Copy link