É muito comum usar muitas onomatopeias na conversação japonesa. Para ter ideia existem mais de 500 e muitos são usados no dia a dia. EHHHH é um deles e muito repetido. Entenda!
Conversação japonesa
É um som para demonstrar interesse na conversa. Geralmente se usa para mostrar que está ouvindo atentamente, algo similar com o UUHHN.
Também pode significar “é mesmo?”, “não acredito!”, “sério?”, mas não com o sentido de desacreditar o que a outra pessoa fala, mas para demonstrar surpresa.
Dependendo da situação ou o que estiver contando, essa onomatopeia também serve para demonstrar admiração, algo como: “que incrível!’, “espetacular”, “interessante”, apesar da língua japonesa ter palavras para esses termos é mais fácil e universal fazer esse som.
Ele serve quando a pessoa não ouviu ou não entendeu algo também. Nesse caso, usa-se um ÊH? Mais curto e geralmente acompanhado de “Na desu Ka?” (O que é?). É o equivalente ao nosso AHN? Ou “o quê?”, “como é?”.
Nesse caso, deve-se repetir o que acabou de dizer. Para diferenciar dos outros, preste no tempo de duração e entonação que é mais curto.
No entanto, como quase toda expressão ou termo no Japão, ele é dúbio. Será preciso analisar a situação, o rosto da pessoa e momento.
Leia também
- Aprenda japonês: entenda as partículas de contagem
- Receita de onigiri: aprenda a fazer 5 tipos diferentes
- Gairaigo: entenda o motivo dos japoneses usarem tantos termos em inglês
- Veja as diferenças do japonês ensinado na escola e do falado no dia a dia
Muitas crianças e adultos dizem EHHHH ao estarem com tédio ou desinteresse na conversa. Nesse caso, ele é dito com tom de voz reto e a expressão facial é de desânimo.
Por isso, não é algo que costuma dar certo em mensagens de texto ou comentários a não ser que a situação esteja bem clara. Caso contrário causará dúvidas.
Quem mora no Japão por muito tempo acaba com essa mania também e pode ser viciante dizer. Afinal, todo mundo usa e é quase impossível passar o dia sem ouvir.