Empresas nikkeis: conheça o chá da Obaatian, marca criada por Ume Shimada aos 87 anos

Você já ouviu falar no chá da obaatian (vovó em japonês)?

A marca de chá preto foi criada em 2014 por Ume Shimada, na época com 87 anos, na cidade de Registro (SP), conhecida como a “capital do chá” no Brasil.

Embora a marca seja relativamente nova, o plantio de Camellia sinensis (planta do chá) pela família Shimada teve início na década de 50 por seu pai, proveniente de Fukushima.

A sra. Ume Shimada foi responsável pela retomada de produção de chá na região do Vale do Ribeira (região onde fica a cidade de Registro). Nas décadas de 80 e 90 a região era um importante pólo na produção de chás, sendo que grande parte da produção era exportada. Porém, a concorrência de outros países exportadores ofertando menores preços levou à queda na exportação, levando muitos produtores a substituírem os chazais por outros plantios.


LEIA TAMBÉM


 

O chá Obaatian, com produção artesanal e certificação orgânica, é considerado um dos melhores chás pretos produzidos no Brasil, segundo opiniões de especialistas no assunto.

 

O plantio é voltado para a produção de chá preto mas ao longo do ano também são produzidos o chá branco e o chá verde. É possível comprar os produtos online no site da marca  (a marca também possui instagram @sitioshimada)

 

 

 

 

 

 

 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link