Você já ouviu falar no chá da obaatian (vovó em japonês)?
A marca de chá preto foi criada em 2014 por Ume Shimada, na época com 87 anos, na cidade de Registro (SP), conhecida como a “capital do chá” no Brasil.
Embora a marca seja relativamente nova, o plantio de Camellia sinensis (planta do chá) pela família Shimada teve início na década de 50 por seu pai, proveniente de Fukushima.
A sra. Ume Shimada foi responsável pela retomada de produção de chá na região do Vale do Ribeira (região onde fica a cidade de Registro). Nas décadas de 80 e 90 a região era um importante pólo na produção de chás, sendo que grande parte da produção era exportada. Porém, a concorrência de outros países exportadores ofertando menores preços levou à queda na exportação, levando muitos produtores a substituírem os chazais por outros plantios.
LEIA TAMBÉM
- Receita prática de mosaico de gelatina de matcha e matcha com leite
- Confira receita de macarons de matcha (chá verde)
- Aprenda a fazer receita de Kit Kat de matcha delicioso e rápido
O chá Obaatian, com produção artesanal e certificação orgânica, é considerado um dos melhores chás pretos produzidos no Brasil, segundo opiniões de especialistas no assunto.
O plantio é voltado para a produção de chá preto mas ao longo do ano também são produzidos o chá branco e o chá verde. É possível comprar os produtos online no site da marca (a marca também possui instagram @sitioshimada)