Hinomaru: obento mais barato do Japão e importante patriotismo durante a Guerra

O obento mais barato do Japão pode te surpreender. Isso porque, a sua história carrega muita importância para o patriotismo da população durante a II Guerra Mundial.

Este obento é o hinomaru, que nada mais é que o arroz com uma cereja azeda japonesa.

Assim, apresentamos aqui como você pode fazer com facilidade esse obento e ao mesmo tempo como ele foi importante tanto para a nutrição da população como por questões de devoção ao país.

O obento mais barato do Japão: hinomaru

Como se sabe, os obentos são marmitas que podem tanto ser feitas em casa, como também ser compradas com muita facilidade.

Normalmente é uma refeição bem dividida, em que há o arroz, algum tipo de salada ou legumes e também uma proteína. Hoje em dia, existem fábricas em que são feitas essas marmitas e elas podem ser compradas em qualquer konbini – loja de conveniência -, como também nos supermercados.

O obento mais barato do Japão foi inventado durante a II Guerra Mundial, quando país tinha de lidar com a escassez de comida.

Assim, para fazer um, basta apenas ter um punhado de arroz japonês cozido e colocar uma umeboshi em cima dele. A umeboshi é uma cereja azeda que os japoneses adoram. Junto com o arroz que é sem sal, ela adiciona um tempero e fica muito gostoso.

Dessa maneira, você pode comprar uma umeboshi em qualquer loja de produtos japoneses.

O hinomaru e a II Guerra Mundial

Durante a II Guerra Mundial, muitas pessoas não tinham o que comer. Além disso, muitos produtos acabaram aumentando de preço o que fazia com que um número menor de pessoas tivessem acesso a eles.

Assim, boa parte da população só tinha acesso ao arroz e compravam as umeboshi. Assim, levavam tanto para a escola, como também para o trabalho a marmita hinomaru.

Apesar de hoje ela ser considerada a marmita mais barata do Japão, já não foi tanto assim, afinal de contas, era a única coisa que as pessoas conseguiam comprar para comer.

Além disso, levar uma marmita dessa era um sinal de patriotismo, já que ela acabava formando uma bandeira do Japão. Dessa maneira, seu consumo era até mesmo incentivado pelo governo japonês para incentivar cada vez mais as pessoas a trabalharem em nome da suporta vitória que seria alcançada.


Leia também:


Outras variações do Hinomaru

Entretanto, não necessariamente você precisa comer somente o arroz com a umeboshi, mas também pode ter outros ingredientes para a sua alimentação tornar-se ainda mais nutritiva.

Assim, uma das coisas que os japoneses fazem é levar duas marmitas, uma sendo a hinomaru, e outra com outros ingredientes que podem ser proteínas ou uma salada, por exemplo.

Porém, o que temos de ressaltar é que durante a II Guerra Mundial, muitas famílias não tinham a opção de comer outra coisa que não fosse o arroz com a cereja. Em muitos casos, nem mesmo esses ingredientes havia dentro de casa.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link