Igisu: uma comida japonesa tradicional que poucos conhecem

Igisu é uma daquelas comidas japonesas tradicionais e que é saboreada em algumas ocasiões especiais. Entretanto, são poucas as pessoas que a conhecem.

Provavelmente, isso se deve ao seu aspecto, que se assemelha a uma gelatina mais escura. Mas, mesmo que possa parecer estranha a alguns olhares, ela é extremamente saborosa e nutritiva.

Conheça aqui o que é essa comida, quando ela costuma ser consumida e como ela é feita.

O que é igisu?

Essa é uma comida tradicional da região de Tottori, que estão a oeste no Japão.

Para fazer essa iguaria japonesa é necessário somente um ingrediente: o igisuso. Este é um tipo de alga marinha que é vermelha e também é conhecida como ceramium rubrum.

Porém, mesmo sendo um produto feito a partir de uma laga japonesa, você não irá encontrá-lo em qualquer supermercado. Normalmente, é preciso encomendar em sites especializados para receber fora da região de Tottori. Sendo assim, esse alimento muitas vezes é de difícil acesso até mesmo para os japoneses.

Como é feito o igisu?

Inicialmente, é preciso comprar a alga. Ela vem em um pacote e parece com fios coloridos.

Assim, quando se abre um pacote da alga, para fazer o igisu, é preciso lavá-la muito bem. Afinal de contas, por ser algo que veio do mar e não é processado, pode conter algum resquício de outros materiais do água.

Em seguida, ele é colocado em uma panela juntamente com água. É nesse momento que ele começa a mudar de cor e toma um tom mais marrom.

Depois, conforme a pessoa vai mexendo, a água é absorvida pela água e começa então a tomar corpo. Assim, o resultado é uma massa extremamente pegajosa. Neste momento, ele é como o ágar-ágar, ou seja, como uma gelatina.

Então, basta apenas despejar em uma forma e deixar na geladeira. Depois de algumas horas, já pode ser cortado e saboreado.

Ou seja, além de tudo, é uma comida muito fácil de se fazer.


Leia também


Quando e como se come o igisu?

Como dito anteriormente, essa não é uma comida que é fácil de ser encontrada. Por conta disso, ela não está presente nas refeições cotidianas dos japoneses.

Entretanto, há momentos em que ela costuma ser apreciada. Entre eles, podemos destacar, cerimônias fúnebres e no ano novo budista.

Ou seja, é uma comida que está ligada a determinados momentos que são importantes na vida de um japonês.

Além disso, ele deve ser consumido como um acompanhamento de uma refeição. E nunca se pode esquecer de por um tempero nele. No caso, é comum ter shoyu (molho de soja) e cebolinha. Algumas pessoas também gostam de consumi-lo com gengibre ralado.

Assim, após estar contado em fatias não muito grossas, basta apenas por algum desses tempero e saborear essa comida saudável.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link