Receitas com abóbora kabocha para seu Outono ou Halloween!

O outono no Japão significa que o kabocha, ou abóbora japonesa, é abundante nas prateleiras dos supermercados. Aqui estão várias receitas – incluindo uma torta de abóbora – que você pode fazer usando este ingrediente tradicional de outono japonês. E se você acha que já está velho demais para doces ou travessuras, preparar uma destas receitas é uma ótima forma de entrar no clima de Halloween.

O kabocha na culinária japonesa

Embora a maioria não classifique a abóbora como um ingrediente tipicamente japonês, você ficará surpreso com o quanto esse vegetal aparece na mesa de jantar japonesa. De tempura a sopas , este vegetal sólido é um alimento muito versátil. Vamos examinar mais de perto o ingrediente sazonal kabocha, ou abóbora japonesa, e algumas das maneiras como podemos incorporá-lo em nossa dieta de outono, incluindo uma lição sobre como fazer torta de abóbora.

Kabocha no Nimono

Nimono é a arte de cozinhar alimentos fervendo-os ou fazendo-os no vapor em uma variedade de sabores – pense em uma versão mais controlada de oden. Neste prato, vamos ferver a abóbora com uma combinação de diferentes especiarias japonesas para criar um acompanhamento digno de qualquer jantar.

Para criar este delicioso prato de abóbora cozida, você precisará dos seguintes ingredientes:

Água 300ml
Abóbora 300g
Molho de soja 1 colher de sopa
Açúcar 1 colher de sopa
Sal ¼ colher de chá
Sake 1 colher de sopa

Modo de preparo

Com os ingredientes acima, pode-se criar uma pequena porção de kabocha nimono o suficiente para cerca de 3-5 pessoas. Para quem não tem balança em casa e comprou o kabocha inteiro, saiba que 300g equivale a certa de ¼ de abóbora.

Quando se trata de preparar a abóbora, uma faca afiada e cautela são necessárias. Para aqueles que nunca manipularam uma abóbora, cortá-la de forma limpa pode ser desafiador, por isso muito cuidado. Depois de cortar a abóbora em pedaços médios, comece com o caldo.

Em uma panela de tamanho médio, aqueça a água. Quando a água estiver fervendo, adicione os outros ingredientes com exceção da abóbora. Depois de tudo dissolvido e incorporado, adicione a abóbora e abaixe o fogo.

Dependendo do tamanho da panela a água pode não chegar nem a metade dela, mas não se preocupe, pois não estamos tentando submergir completamente a abóbora. Contanto que a abóbora esteja 80% submersa, está ok.

Ao preparar o nimono, o fogo baixo é o seu maior aliado, pois isto dará a tudo o que você está cozinhando, neste caso a abóbora, tempo suficiente para absorver todos os sabores do caldo antes de cozinhar completamente. Mantenha a abóbora fervendo em fogo baixo por cerca de 20-30 minutos ou até que seja facilmente perfurada com um garfo. Retire do fogo e sirva. O caldo em que a abóbora foi cozida não é para beber e pode ser jogado fora quando a abóbora estiver pronta.

Dica: deixe a casca da abóbora. A pele da abóbora fica macia após ser cozida e adiciona uma camada extra de textura ao prato.

Kabocha Korokke

Trabalhar com óleo quente pode ser um pouco assustador para alguns, especialmente para aqueles que não tem muita experiência. Mas devemos nos lembrar desta regra única da cozinha: frituras são sempre deliciosas. E esses korokke de abóbora provam bem esta regra.

A korokke de abóbora é uma variação de seus irmãos à base de batata e, portanto, criar um desses na cozinha é bastante simples. Primeiro, precisamos preparar alguns ingredientes, para esta receita você precisará:

Abóbora 300g
Cebola 1 pequena
Bacon 20g (ou qualquer tipo de carne)
Manteiga 1 colher de sopa
Sal e pimenta
Farinha de trigo para empanar
1 ovo
Panko para empanar
Óleo (para fritar)

Modo de preparo

Comece cortando a abóbora em pedaços ligeiramente de pequeno a médio. Pegue estes pedaços e coloque-os em um vaporizador até que sejam perfuráveis ​​com um garfo. Você também pode ferver a abóbora, desde que amoleça. Se você não tiver um vaporizador ou quiser fervê-los, um ótimo truque é colocar a abóbora em uma tigela com um pouquinho de água e depois cobrir a tigela com filme plástico, colocar a tigela no microondas para cozinhar, verificando a cada 40 segundos a um minuto para garantir que a abóbora não cozinhe demais.

Enquanto a abóbora está cozinhando ou fervendo, corte as cebolas em pedaços pequenos e coloque-as em uma panela quente com um pouco de manteiga para fritar. Assim que a cebola ganhar um pouco de cor, coloque a carne escolhida na frigideira. Carne picada ou bacon geralmente funcionam melhor com korokke de abóbora. Depois que a mistura de cebola e carne terminar de cozinhar, coloque-a em uma tigela separada para combinar com as abóboras amolecidas.

Em seguida amasse e misture a abóbora cozida com a mistura de carne e cebola até formar uma consistência parecida com a de purê de batata, adicionando sal e pimenta à medida que mistura. Depois que a mistura estiver pronta, faça bolinhas ligeiramente maiores do que o tamanho da boca (do tamanho de takoyakis) e coloque-as na geladeira para firmar por cerca de 10-15 minutos. Nesta fase, a farinha será a sua melhor amiga, pois a mistura pegajosa não vai querer largar dos seus dedos enquanto tenta formar bolinhas perfeitas. Portanto pode usar um pouco de farinha nesta fase.

Após cerca de 15 minutos retire as bolinhas de abóbora da geladeira e empane-as com farinha e depois mergulhe-as em um ovo batido antes de cobri-las com panko. Assim que todas as bolinhas estiverem preparadas, aqueça um pouco de óleo, o suficiente para cobri-las, e comece a fritar o korokke um pouco de cada vez. É importante não sobrecarregar a panela nesta fase. Quando os korokke estiverem dourados, coloque-os sobre uma gradinha para esfriar e salpique um pouco de sal.

Embora deliciosas sozinhas, estes korokke de abóbora também são incríveis quando combinadas com um pouco de molho de tonkatsu.

Dica: ao fazer kabocha korokke, não importa manter a casca ou não, pois a casca da abóbora é comestível. Incluir a casca só dará ao produto final uma cor mais escura.


Leia também


Torta de abóbora

Torta de abóbora é uma receita tipicamente americana, por isso é um pouco estranho encontrá-la em uma lista de receitas japonesas. Mas, à medida que vamos do verão ao outono, às vezes um pouco de confort food é tudo de que precisamos. Tradicionalmente a torta de abóbora não é feita com abóbora japonesa e por isso neste prato vamos dar um toque japonês a este clássico americano. Para esta receita, você precisará de:

450g de abóbora
2 colheres de sopa de especiarias (1 colher de sopa de canela, 2 colher de chá de noz-moscada, ½ colher de chá de gengibre, ½ colher de chá de cravo e ½ colher de chá de pimenta da Jamaica)
30g de manteiga sem sal
30g de açúcar
1 gema de ovo
2 ovos
70g de açúcar mascavo
½ colher de chá de sal
200ml de creme de leite fresco ou nata batida em chantilly

Modo de preparo

Comece cortando sua abóbora em pedaços manejáveis ​​e usando seu método de cozimento preferido. Cozinhe então sua abóbora até que esteja macia. Enquanto a abóbora está cozinhando, prepare a outra parte da receita.

Em uma tigela separada misture 1 colher de sopa de canela, 2 colheres de chá de gengibre em pó e meia colher de chá de pimenta da Jamaica, cravo-da-índia moído e noz-moscada. Isso deve render cerca de 2 colheres de sopa. Claro, você pode ajustar as especiarias para encontrar a mistura que melhor funciona para você, mas para aqueles que procuram uma mistura básica de especiarias para temperar sua abóbora, esta mistura é muito boa.

Assim que a abóbora estiver macia, retire a casca e coloque a abóbora em uma tigela separada para ser amassada. Se você tiver um processador de alimentos, este é o melhor momento para usá-lo. Encha o processador de alimentos com a abóbora e, em pequenas rajadas de 5-8 segundos, bata a abóbora até que tenha a mesma consistência de um purê de batata bem macio e liso. Para quem não tem processador, a mesma consistência pode ser obtida usando um garfo ou um espremedor de batatas.

Em uma tigela grande, misture a manteiga sem sal e o açúcar branco até incorporar. Depois de combinados, adicione os ovos e a gema e repita o processo. A mistura deve ter uma cor amarelada nesta fase. Adicione a pasta de abóbora à mistura de ovo e bata lentamente até que o conteúdo da tigela fique laranja brilhante e liso. Neste estágio, queremos adicionar o resto de nossos ingredientes secos à tigela, nosso açúcar mascavo, sal e, mais importante, nosso tempero de abóbora. Misture bem antes de adicionar lentamente chantilly e mexa suavemente até incorporar.

Coloque o recheio em sua receita de crosta de torta preferida. Pode ser a feita de biscoito, massa podre, massa de torta americana, enfim, você é quem manda nesta parte.

Para os que usam uma forma funda, aqueça o forno a 170-180 °C e coloque a torta de abóbora no centro. A torta de abóbora precisa cozinhar nessa temperatura por cerca de 45-55 minutos. Se estiver usando assadeira de torta mais rasa, abaixe o forno a 160 °C e cozinhe a torta de abóbora por cerca de 30-45 minutos.

Retire a torta do forno e coloque em uma gradinha para esfriar por pelo menos uma hora. Nesse estágio, uma pequena sacudidela na torta está bem, mas fique de olho enquanto esfria. Sirva com sorvete, chantilly ou mesmo sem acompanhamento.

Fonte: TokyoWeekender

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link