As receitas japonesas com missô vão muito além do que a simples sopa de misoushiro. Esse é um ingrediente que é utilizado das mais variadas maneiras na culinária japonesa.
Por exemplo, você sabia que é possível até mesmo usar essa pasta de soja até mesmo em uma fritura?! E, acredite, dará um sabor completamente diferente e especial.
Assim, se você é um amante da culinária japonesa e quer aprender outras maneiras de usar o seu missô que não seja somente enquanto sopa ou caldo, não deixe de ver essas receitas!
1. Receitas japonesas com missô: katsu missô (costela de porco com missô frita)
Esse prato é uma especialidade de Nagoya e o missô é utilizado em seu molho. Assim, ele mistura-se com o crocante da costeleta e pode ser acompanhado de uma boa porção de arroz.
Ingredientes
- 2 fatias de lombo de porco;
- 80g de farinha panko;
- 1 ovo;
- 20g de farinha de trigo;
- 1 colher de sopa de missô;
- 1 1/2 colher de sopa de saquê mirin;
- 1 colher de chá de saquê para cozinhar;
- 1,5 colher de sopa de açúcar;
- 2 colheres de chá de água.
Modo de preparo:
Par fazer a carne, basta amaciá-la (pode ser com um martelo de cozinha) e depois temperar com sal e pimeira do reino. Em seguida, cubra com uma camada fina de farinha.
Depois, é só bater o ovo em um recipiente, mergulhar a carne e passar na farina panko para fazer o empanamento. Em seguida, frite em imersão no óleo a mais ou menos 160 graus. Quando estiver crocante, basta deixar descansando em uma grade para sair o excesso de óleo sem ficar mole.
O olho é feito com a mistura dos outros ingrediente e basta apenas deixar 15 segundos no microondas e mexer bem. Depois, é só cortar a carne em tiras e jogar esse saboroso molho.
2. Receitas japonesas com missô: yaki onigiri com missô
Essa é uma receita muito tradicional e nada mais é que um bolinho de arroz frito recheado de missô. Pode parecer muito simples, mas além de tradicional, é muito bom!
Ingredientes
- 200g de arroz japonês
- 260ml de água
- 1 colher de chá de óleo vegetal;
- 4 colheres de sopa de missô líquido com dashi;
- 1 colher de chá de água.
Modo de preparo
Inicialmente, lave o arroz e o cozinhe conforme as instruções. Depois, deixe esfriar até chegar a uma temperatura que você consiga manuseá-lo. Em seguida, faça triângulos não mito grandes, com cerca de ate 2 cm de espessura cada um.
Depois, coloque o óleo para aquecer em uma panela. Coloque o missô e a água para fazer um molho. Agora, e só colocar os triângulos e arroz e pincele os dois lados para que fiquem com molho.
Frite cada um dos lados por um minuto e repita o procedimento de pincelar o molho. E já estarão prontos: crocantes e dourados. São um lanche ótimo!
3. Receitas japonesas com missô: nasu dengaku (missô com berinjela)
Os japoneses amam berinjela, e essa é uma receita tradicional com missô e o legume que é espetacular.
Ingredientes
- 80g missô branco;
- 1 1/2 colher de sopa de açúcar;
- 2 colher de chá de água;
- 2 colheres de sopa de mirin;
- uma pitada de sementes de gergelim;
- óleo vegetal;
- 1 berinjela.
Mode de preparo
Corte a beringela ao meio no sentido vertical. Na parte interior, faça cortes em quadrado, eles servirão para que o molho entre no legume.
Aqueça um pouco de óleo e frite um pouco a berinjela dos dois lados. Quando estiver completamente cozida, seque-as e tente retirar o máximo de óleo possível.
Em outra panela, coloque o missô, o mirin, o açúcar, a água e misture bem. Leve ao fogo brando e não pare de mexer até que o molho esteja espesso.
Depois, é só jogar o molho na berinjela, enfeitar com o gergelim e se deliciar!
Leia também:
- Aprenda sobre os tipos de arroz japonês e os benefícios para sua saúde;
- Receita de onigiri: aprenda a fazer 5 tipos diferentes;
- Aprenda com os samurais a como ter uma vida equilibrada e saudável.
4. Receitas japonesas com missô: picles de vegetais missô asazuke
Essa receita é uma conserva mais leve. Por conta disso, tende a agradar muitas pessoas.
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de missô líquido com dashi;
- 1 pepino;
- 1/4 cenoura;
- 1 berinjela.
Modo de preparo
Inicialmente, corte as cenouras em formato de meia lua. As berinjelas podem ser cortadas em rodelas e o pepino também.
Depois, coloque os vegetais em um saco que possa ser fechado. Adicione as colheres de missô líquido e deixe descansar por cerca de uma hora na geladeira.
Depois retire e aperte para sair o excesso de líquido.
Se quiser, pode adicionar sementes de gergelim. Só servir. É um ótimo acompanhamento para uma porção de arroz ou para pratos mais elaborados.
Ah, e não deixe de experimentar a receita com outros vegetais.