Tóquio: a melhor cidade para se viver no planeta, segundo estudo

Tóquio, a capital do Japão, foi anunciada como a melhor cidade do mundo para viver no ano de 2020. Em um ano em que a pandemia do novo coronavírus tomou o mundo, a cidade conseguiu se sobressair.

O estudo foi realizado pela Global Finance, que está localizada na cidade de Nova York. Esta empresa é encarregada de todos os anos fazer tal pesquisa. Das 10 cidades elencadas como as melhores para se viver, 3 estão na Ásia, incluindo a capital japonesa.

Conheça aqui mais detalhes que fizeram com que a cidade ganhasse esse prêmio.

A melhor cidade do mundo

Essa avaliação aconteceu por meio de critérios rigorosos, sendo eles: força econômica, pesquisa e desenvolvimento, interação cultural, habitação, meio ambiente, acessibilidade, renda per capita e mortes por COVID-19 por milhão de pessoas no país.

O Japão como um todo pode ser compreendido como um destaque em todas as categorias que foram selecionadas. Muitos problemas sociais que são comuns no mundo inteiro e que dizem respeito a essas categorias, praticamente não existem no país.

Vale lembrar que o último critério – mortes por COVID-19 – entrou somente neste ano. Por mais que algumas pessoas possam dizer que ele não deveria ser levado em conta, já que essa situação não deve se prolongar muitos anos, a Global Finance deixou claro que não é mais possível pensar as cidades sem essa experiência da pandemia. O novo coronavírus impactou muito forte as cidades e mudou as relações fortemente.

Mas, foi como Tóquio lidou com a pandemia e por conta de seus baixos números de contaminados em relação ao restante do mundo, que a cidade acabou ganhando o prêmio. A questão da saúde, neste ano, tornou-se um diferencial.

Por conta dela também, que as concorrentes, como Nova York e Londres não tivessem muito sucesso. Afinal de contas, nesses locais foram altos os números tanto de contaminados, como também de mortos.

Pode-se até afirmar que no futuro, quando houver vacina, Tóquio pode deixar de ser a melhor cidade do mundo. Porém, nada pode retirar que ela foi uma das melhores cidades para lidar com a pandemia e obteve relativo sucesso para conter a expansão do vírus.


Leia também:


O Japão tem as melhores cidades do mundo!

Um detalhe importante da pesquisa é que não foi somente Tóquio que foi elencada como uma das melhores cidades no mundo para se viver. Na mesmas lista também estão Osaka e Fukuoka.

Ou seja, o Japão é um dos melhores países para se viver.

Anteriormente, por mais que as cidades japonesas sempre estejam presentes em tais rankings, quase nunca alcançam o primeiro lugar. Uma das características que as faziam uma cidade japonesa não alcançar o título há tempos, se deve ao fato de o país possuir um alto custo de vida.

Mas, os novos critérios fizeram com que Tóquio se sobressaísse diante de suas concorrentes.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link