6 alimentos saudáveis do Japão para começar a comer agora!

Os alimentos saudáveis do Japão são sempre visto como fundamentais para os japoneses conseguirem viver por tantos anos. Hoje, com a velocidade da informação, você já pode saber como é alimentação saudável de um japonês.

Assim, por que não agregar alguns desses alimentos ao seu dia a dia? Conheça a nossa lista com 5 alimentos saudáveis que você pode começar a introduzir nas suas refeições hoje mesmo.

Mas, lembre-se que o maior ensinamento de um japonês saudável é ter o equilíbrio. Por conta disso, não exagere mesmo nesses alimentos que são considerados como saudáveis. Afinal, tudo o que é em excesso pode acabar te fazendo mal de algum jeito.

Alimentos saudáveis do Japão: rámen feito em um caldo leve

Normalmente, quando falamos de rámen, rapidamente vem à cabeça o caldo encorpado e gorduroso. Entretanto, ele não precisa ser assim, Você pode optar por uma versão que não será tão pesada assim.

Por exemplo, em alguns restaurantes e Tóquio é possível encontrar rámens feitos em um caldo de legumes sem a adição de tanto óleo. Assim, não deixe você também de fazer essa substituição para garantir um rámen saudável.

E priorize sempre os legumes para adicionar ao seu macarrão no lugar das fatias de carne de porco.

Alimentos saudáveis do Japão: sashimi

Essa é uma ótima opção saudável e já amada por muitas pessoas em todo o mundo. É uma ótima substituição para quando você for a um restaurante japonês. No lugar de pedir uma fritura, experimente essa iguaria japonesa.

Alimentos saudáveis do Japão: yakitori

Esse é o famoso espetinho japonês. Normalmente ele é feito com carnes gordurosas para acompanhar cervejas ou outra bebida alcóolica.

Mas, ele pode ser feito também de legumes. Por exemplo, com cogumelo shitake ou ginnam (sementes de ginkgo biloba).


Leia também:


Alimentos saudáveis do Japão: soba

Por mais que muitas vezes ele não seja tão famoso quanto o rámen, o macarrão de sobá traz muitos benefícios à saúde. Ele é feito de trigo sarraceno em vez de grãos refinados, reduzindo muito seu conteúdo calórico. 

Além disso, é cheio de proteínas, fibras, carboidratos complexos e maiores níveis de tiamina do que o tradicional macarrão de rámen normal.

E pode ser consumido tanto frio como quente. No verão ele é uma ótima opção. Ele é consumido frio e você pode mergulhar o macarrão no molho e saborear.

Alimentos saudáveis do Japão: shojin ryori

Essa é uma refeição de influências budistas. Assim, não possui nada de origem animal.

É uma refeição também que chama atenção aos olhos e ao paladar. Ela sempre deve seguir as regras de ter cinco cores (verde, amarelo, vermelho, preto e branco), além de oferecer cinco sabores (doce, azedo, salgado, amargo e umami – delicioso).

Alimentos saudáveis do Japão: sopa de missô

O famoso missoushiro é consumido em várias refeições. Ele é feito a partir do missô, uma pasta de soja fermentada.

Ele contém inúmeros benefícios à saúde. Afinal possui muitas bactérias benéficas, enzimas, antioxidantes, aminoácidos e vitaminas. Assim, ajuda na imunidade, memória, colesterol e digestão. Mas, lembre-se que consumir essa sopa industrializada pode trazer um aumento do sódio.

Lembre-se que esses são apenas alguns dos alimentos saudáveis do Japão. Existem muitos outros, como nori, natto chá verde entre tantos outros.

O fundamental é sempre tentar se manter em equilíbrio, fazer atividades físicas comer a menor quantidade de alimentos processados e assim você já estará dando um bom passo para uma vida saudável.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link