Provavelmente você já ouviu falar sobre o transporte público no Japão e, principalmente, sobre o metrô. Um dos pontos mais elogiados é sempre a pontualidade.
Entretanto, será que eles se diferem muito dos metrôs no Brasil?! Conheça aqui algumas das diferenças mais marcantes desse tipo de transporte entre os dois países.
Uma coisa os dois países como similaridade. Nos dois os metrôs são lotados e fundamentais nas cidades em que existem para o fluxo de pessoas.
1. Diferenças entre o metrô no Japão e no Brasil: quantidade
Um das principais diferenças entre os dois países é a quantidade de metrôs existentes. No Brasil, há esse tipo de transporte público em somente 5 cidades.
Por sua vez, no Japão, praticamente todas as cidades grandes possuem sua própria linha de metrô.
2. Diferenças entre o metrô no Japão e no Brasil: conforto
Outra questão fundamental que diferencia os metrôs do Brasil no geral com os do Japão é o conforto. Por exemplo, nos metrôs de Tóquio é possível sentar em um banco macio.
Já nos metrôs no Brasil, é um banco duro.
Além disso, os metrôs no Japão também possuem alças para que as pessoas possam se segurar caso algo aconteça. Já no Brasil, há somente as barras. O que faz com quem não tem a altura para alcançá-las tenha maior dificuldade em conseguir ficar em pé com segurança.
3. Diferenças entre o metrô no Japão e no Brasil: pontualidade
Muitas vezes, no Brasil, mesmo saindo no horário programado, as pessoas acabam se atrasando para chegar a seus compromissos. Isso acontece porque o transporte público é sempre imprevisível.
Um dia pode-se demorar 20 minutos para fazer um trecho. E, no outro dia, pode-se demorar 1 hora para realizar o mesmo trecho.
Entretanto, no Japão, isso quase nunca acontece. O transporte público do país sempre preza por ser pontual. Essa é uma de suas grandes virtude. E, quando se atrasa, é sinal de que algo pode ter acontecido, seja um acidente ou uma pane elétrica.
Leia também:
- Um temaki de kebab invade as ruas de Tóquio e se torna um sucesso!;
- Templo Zojoji: um templo de 600 anos ao lado da Torre de Tóquio;
- Coronavírus: dicas de higiene e baixo índice de contaminados no Japão.
4. Diferenças entre o metrô no Japão e no Brasil: propagandas
Uma diferença fundamental também é a poluição visual. E nisso o Japão está ganhando de longe do Brasil.
O metrô de Tóquio, por exemplo, possui inúmeras propagandas e informações em todos os lugares. Os vagões estão repletos de propaganda onde der. Há também muitas informações a respeito da segurança para o caso de algo acontecer.
Porém, a maioria dos cartazes são sempre de propagandas de tudo quanto é jeito.
Provavelmente, com o tempo, os metrôs no Brasil também adotem esse estilo. Afinal de contas, é uma maneira da empresa aumentar seus lucros. Tomara que com isso também aumente a qualidade do serviço.
5. Diferenças entre o metrô no Japão e no Brasil: respeito às filas
Essa é uma diferença que o Brasil possui com Japão de maneira geral. No Brasil dificilmente uma fila é respeitada, ainda mais para entrar no metrô às 18 horas.
No Japão, as pessoas tendem a respeitar rigorosamente às filas. Por conta disso, também sempre se programam com bastante antecedência para sair de suas casas e mesmo que a fila esteja grande, não se atrasam.