Pesar até 45 quilos, a dieta japonesa e o ideal da magreza

Com certeza, você já ouviu falar que a dieta japonesa é uma das mais saudáveis do mundo. Isso porque a base da alimentação é com arroz branco, peixe, algas, raízes, soja entre outras coisas.

Assim, tem-se uma alimentação com ótimos índices de proteínas, carboidratos, gorduras e tudo mais que nosso corpo necessita para ser saudável.

Porém, existe um reverso da dieta japonesa. A necessidade de todos serem magros.

Neste artigo, iremos te apresentar um pouco mais sobre esse pensamento a partir da série Ribaundo, que foi estreada em 2011. Por meio dela, é possível ver como a sociedade japonesa exige que, principalmente, as mulheres sejam magras para não serem consideradas como desleixadas.

Assim, chegar a pesar 45 quilos não é visto como um problema de saúde, mas como uma necessidade para se ter uma boa aparência social.

Ribaundo, uma série que mostra uma dieta japonesa para pesar 45 quilos

Ribaundo é uma série japonesa romântica e que mostra a jornada de uma jovem para emagrecer.

A série vangloria a magreza como o tipo de corpo ideal. Ao mesmo tempo, apresenta que ser magro está vinculado à imagem social de alguém. Sendo assim, uma pessoa que for magra pode ser considerada forte e perseverante. Afinal de contas, ela não se deixou levar pela vontade de comer uma série de coisas deliciosas.

Já a pessoa fora do padrão de magreza, pode ser considerada indisciplinada. Quanto mais a pessoa estiver fora do peso, mais indisciplinada ela será.

Além disso, a magreza está ligada à feminilidade. Ou seja, quanto mais uma mulher estiver fora do padrão de magreza, mais ela será considerada menos feminina.

Assim, a história da série mostra como a personagem Nobuko que, com apenas 23 anos pesa 78 quilos, terá de lutar para chegar ao tão sonhado 45 quilos.

Nobuko chegou a esse peso, como mostra a série, por se deliciar com as receitas do restaurante de sua família: tonkatsu (porco empanado frito) e lindos bolos.

Entretanto, a personagem se apaixona por um confeiteiro que faz bolos deliciosos. Dessa maneira, a série tenta mostrar se ela conseguirá ou não manter a sua dieta.

A seguir, você pode acessar o vídeo e assistir o episódio 3. Porém, as legendas são im inglês.

Para saber mais, você também pode visitar o site da série, mas ele está em japonês.


Leia também


Uma dieta japonesa não saudável

Assim, como alguns alimentos no Japão possuem baixa calorias, muitas pessoas acabam consumindo apenas eles. Sem se preocupar com a ausência que vitaminas, proteínas, carboidratos e gorduras podem fazer com o corpo.

Portanto, diferente do que se vê em muitos países, um dos problemas relacionados à comida no Japão é necessidade em se comer cada vez menos.

Se em alguns lugares são famosos os casos de compulsão alimentar, em que a pessoa acaba perdendo o controle do que come por questões emocionais entre outros fatores, no Japão a compulsão é por chegar a um peso extremamente baixo.

Obviamente que isso não atinge a todas as mulheres japonesas. Nem todas elas também propagam esse ideal da magreza como sendo uma condição para ser aceita socialmente.

Porém é uma realidade que se vive no país e que precisa ser discutida.

Afinal de contas, o equilíbrio na alimentação e nas outras atividades cotidianas que fazem uma vida saudável.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link