7 curiosidades dos samurais que você não sabia e vão te surpreender

Existem muitas curiosidades dos samurais que normalmente nem mesmo tomamos contato. Isso acontece porque estamos mais acostumados com uma visão romântica de como eram esses guerreiros. Por exemplos, há um interesse maior em saber sobre as suas espadas do que os costumes cotidianos desses homens.

Por conta disso, separamos alguns fatos surpreendentes de como eram suas vidas que você não sabia até agora.

1. Curiosidades dos samurais: matavam civis sem o menor problema

Durante os períodos que houve mais guerras no Japão antigo, os samurais saíam às ruas para testar as novas técnicas de luta que adquiriram. Para isso, faziam o teste em civis.

No caso de também se sentirem insultados por alguém, não tinham o menor problema em matar essa pessoa. A única coisa que sempre precisariam ter para comprovar a necessidade da execução era uma testemunha que confirmasse que realmente houve um insulto. Mas, isso não era problema para um samurai. Como ele quase sempre andava com um discípulo, já tinha uma ótima testemunha.

2. Curiosidades dos samurais: não era fácil ser esposa de um samurai

Era comum no Japão antigo que o homem pagasse um dote para a família quando ia se casar. Mas, no caso das mulheres que eram de classe baixa, suas famílias que tinham de pagar para um samurai se casar com elas.

Além disso, uma esposa de um samurai precisava se matar com ele caso ele resolvesse cometer o ato. Enquanto ele cortava o abdômen, ela deveria cortar o pescoço.

3. Curiosidades dos samurais: os samurais também usavam armas de fogo

A imagem que sempre temos dos samurais é a de uma espada altamente afiada. Mas, desde 1543 eles já usavam armas de fogo.

Foi nesse ano que a Europa introduziu as armas no Japão e os samurais puderam portá-las até meados do século XIX.

4. Curiosidades dos samurais: muitos eram bissexuais

Sim, exatamente isso. Muitos samurais mantiveram relações com outros samurais. Isso não era um problema para a época.

As relações aconteciam principalmente entre o mestre e o seu discípulo. E mesmo que um samurai fosse casado, não havia problema ele se relacionar com outros samurais.


Leia também


5. Curiosidades dos samurais: suas características físicas eram diferentes

Muitos samurais costumavam a ser fisicamente diferentes de boa parte dos japoneses. Por exemplo, eles eram mais peludos.

Por conta disso, algumas pessoas começaram a acreditar que eles eram descendentes dos Ainu, um povo originário que ficavam mais ao norte do Japão.

6. Curiosidades dos samurais: ser um ronin (samurai sem mestre) não tinha nada de glorioso

Os filmes normalmente enaltecem os samurais que eram errantes e não tinham mais mestres. Mas, a realidade é que eles sofriam muitos preconceitos. Eles sempre eram ridicularizados.

Eles eram comparados a pessoas que não tinham onde morar. E mesmo sendo errantes e muitas vezes até mesmo passando fome, se recusavam a ter um emprego normal.

7. Curiosidades dos samurais: sempre estavam preparados para a morte, literalmente

A morte era um fato corriqueiro na vida de um samurai. Por conta disso, eles sempre precisavam estar preparados para quando chegasse suas horas.

Assim, eles queimavam incensos em cima de seus capacetes para que suas cabeças não ficassem fedendo caso fossem cortadas.

 

 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link