Comida de samurai enlatada! Uma refeição japonesa dos antigos guerreiros para comer na modernidade

Sim, é isso mesmo que você leu, os japoneses conseguiram fazer uma comida de samurai enlatada!

Como se sabe, os japoneses já possuem uma tradição em fazer comidas enlatadas. Na verdade, tudo o que é prático os japoneses sempre tentam fazer. Mas, essa invenção veio para surpreender a todos. Afinal de contas, quem não tem curiosidade em saber o que esses corajosos guerreiros comem?!

Assim, conheça aqui um pouco mais sobre como foram feitos esses enlatados e quais são os sabores disponíveis.

Comida de samurai enlatada

Essa comida enlatada foi feita pelo grupo Kokubu. O nome dessas latinhas é Sengoku Busho Meshi Kanzume, que pode ser traduzido como refeição enlatada do senhor da guerra Sengoku.

Sengoku é o  nome de um período da história japonesa em que se teve inúmeras guerras em que os samurais eram os principais protagonistas e durou de 1467 até 1615, aproximadamente. A principal motivação dos samurais e de seus senhores nessas guerras era de tentar ter o controle de todo o país.

As comidas foram feitas por historiadores alimentares. Ou seja, elas reproduzem o que realmente os samurais comiam em sua época.


Leia também


Uma aula de história na comida de samurai enlatada

Assim, a partir de pesquisas, foram lançados dois sabores da comida enlatada. Cada um deles leva o nome de um famoso samurai. Além disso, tentam reproduzir o que eles realmente comeram.

Sendo assim, existem os sabores Oda Nobunaga e Akechi Mitsuhide.

O primeiro nasceu 1534 e morreu em 1582. Ele foi chefe do famoso clã Nobunaga. Tanto o cão como o samurai, foram os mais importantes de sua época. Mesmo tendo fracassado na tentativa de unificar o país em 1560, ele não deixa de ser um personagem de destaque na história japonesa.

Já Akechi Mitsuhide era contrário a Nobunaga e tentou assassiná-lo. Neste ataque, Nobunaga foi abrigado a cometer o famoso seppuku, o ritual honroso de suicídio dos samurais. Mitsuhide assumiu o poder logo após a sua morte, entretanto, também foi morto poucos dias depois por seguidores de Nobunaga.

Ao que tudo indica, essa batalha entre os dois samurais pelo poder no Japão ainda está longe de terminar. Conheça agora os sabores dessas comidas. De qual lado você prefere ficar?

As opções de sabores

Com a batalha entre Nobunaga e Mitsuhide reiniciada em forma de refeição enlatada, temos duas opções.

Assim, cada uma das latas vem com uma revista detalhando o contexto histórico que pertence a cada refeição. O que já se torna uma divertida aula de história do Japão antigo para qualquer um!

No sabor de Nobunaga, o encarte diz que certa vez se descobriu que ele comia missô com carne. Ele teria feito uma refeição dessas antes da Batalha de Okehazama de 1560, quando tentou unificar o Japão.

Por sua vez, a refeição de Mitsuhide é de um prato quando ele estava subindo na carreira de samurai. Trata-se de um porco com vegetais.

Para deixar a experiência ainda melhor, essas comidas enlatadas, cada uma delas possui o símbolo do brasão de cada clã a qual os guerreiros pertenciam.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link