Muitas pessoas estão acostumadas com a imagem do Japão coberto de neve. Mas, mal imaginam que o verão por lá pode atingir temperaturas altíssimas que podem até mesmo passar os 40 graus célsius.
Por conta disso, reunimos alguns hábitos que os japoneses possuem para sobreviver ao verão e que você pode usá-los para aplicar no seu dia a dia quando estiver muito calor.
O verão no Japão
Antes de mais nada, é preciso lembrar que o Japão é um país que possui suas estações bem demarcadas. Por conta disso, o verão no Japão também é muito rigoroso, assim como também é o inverno.
Nessa estação do ano também são comuns os tufões. Para aumentar ainda mais o calor, a chuva que vem com os tufões não diminuem a temperatura, ao contrário, só aumentam pois fica muito abafado.
Assim, podemos dizer que os japoneses já possuem muita tecnologia para lidar com essa alta temperatura que vão além do delicioso ar-condicionado. Vamos ver algumas delas.
Sobrevivendo ao verão no Japão
1. Comer kakigori
Kakigori nada mais é que uma raspadinha. Ela é muito famosa no verão no Japão.
Se você estiver em qualquer lugar do mundo e estiver sofrendo com o calor, ela é uma ótima e barata opção para refrescar. Basta apenar ter gelo e algo para acompanhá-lo.
No Japão, há muitas opções, se estiver no país, não deixe de experimentar e se surpreender com todos elas.
2. Lencinhos umedecidos gelados
Essa é uma opção mais difícil de ser encontrada no Brasil. Porém, no Japão eles são muito comuns e é possível encontrar em lojas de conveniência.
No Japão, as pessoas costumam a carregar esses lencinhos para quando o calor se tornar insuportável. Eles são muito refrescantes além de limpar o suor.
Mesmo que você não encontre uma versão que seja refrigerada, tenha um lenço umedecido. Ele já ajudará a aliviar bastante.
3. Sempre tenha uma toalhinha com você
Sim, os japoneses no verão carregam toalhas de pano. Isso porque no calor sempre transpiramos muito.
Assim, para se secar ou até mesmo proteger a cabeça do sol, nada melhor do que ter uma toalhinha.
4. Mantenha-se hidratado
No Japão, há a facilidade de em praticamente todas as esquinas ter uma hanbaiki, ou seja, uma máquina automática de venda de bebidas. Elas são ótimas no calor. Pois nelas você sempre encontrará uma bebida que te agrada para hidratar e refrescar.
Assim, sempre que puder, também tome algo gelado. Fará uma ótima diferença.
Leia também:
- Eisa: a tradicional dança de Okinawa com tambores que encanta o verão japonês;
- Dançarinos japoneses de break transformam o pedido de desculpas,”sumimasen”, em esporte radical [vídeo];
- Tapioca em bolinhas e para beber no calor japonês?! Conheça a bebida que faz sucesso no verão.
5. Comidas frias
No verão no Japão é comum o prato somen. Ele é um macarrão muito fino que é acompanhado de um caldo gelado.
Ele é excelente para os dias quentes. E, com certeza, ela dá mais energia e fôlego para continuar um dia quente.
6. Não esqueça o protetor solar
Uma coisa que precisamos muito aprender com os japoneses é o cuidado com a pele. O país já é mundialmente reconhecido por fabricar excelentes cosméticos para a pele.
Durante o verão no Japão é possível encontrar protetores solares de ótima qualidade em muitos locais. Assim, os japoneses sempre estão passando seja na mão ou no rosto para evitar problemas futuros.
Por isso, sempre tenha o seu para não carregar manchas no futuro.
7. Embale a sua garrafinha de água gelada em uma toalha para que ela não molhe suas coisas
Sempre que colocamos uma garrafinha de água gelada na mochila a tendência é que ela acabe transpirando e molhando o que estiver ao seu lado. Por conta disso, os japoneses possuem acessórios que são como meias para você por na garrafinha.
Mas, aqueles que não possuem, simplesmente embalam a garrafa em uma tolha. Faça o mesmo. Assim sempre terá uma água fresca na sua bolsa ou mochila e nada ficará molhado ou estragado.
8. Vá para lugares que são fechados durante o inverno
No verão no Japão é quando se pode escalar o Monte Fuji. Durante o inverno isso não é recomendado.
Assim, no verão, aproveite para ir a lugares que tradicionalmente ficam fechados durante o inverno. Normalmente nos locais em que o inverno é muito rigoroso, como o sul do Chile e da Argentina, é possível ter acesso a atrações que só ficam abertas naquela estação.
9. Uchimizu
Essa é a tradição japonesa de molhar a rua durante o verão.
Isso faz com que a sensação de calor diminua um pouco. Além disso, essa tradição faz parte de um festival, que vale a pena ser visto caso esteja no país.