Renkon (raiz de lótus): um alimento japonês altamente saudável

O renkon é um prato tradicionalmente japonês e que é muito saudável. Ele é consumido cotidianamente e possui um sabor ótimo.

Conheça aqui um pouco mais sobre ele e como pode fazer parte da sua alimentação no dia a dia.

O renkon, seus benefícios para saúde e uma comida tradicional no Japão

O lótus é uma planta flutuante que cresce em quase toda a Ásia, inclusive no Japão. As folhas e flores são brancas ou rosa e estão ligadas por uma extensa rede de raízes. A depender da espécie da flor de lótus, a raiz é muito saborosa.

O renkon possui uma pele marrom-avermelhada e polpa branca. Além disso, quando mordido é extremamente crocante.

A raiz de lótus também possui muito benefícios a saúde por ser uma excelente fonte de vitamina C. Em somente 100 gramas dessa raiz, já é possível obter toda a quantidade diária recomendada dessa vitamina.

O renkon pode ser consumido de maneira fatiada em que é possível ver vários orifícios. Na cultura japonesa, esses buracos são vistos como representando um futuro brilhante e, portanto, o renkon é comum de ser consumido no ano novo japonês. 


Leia também:


Como se come o renkon?

O renkon pode ser comprado cru ou pré-cozido no supermercado no Japão. Em algumas mercearias especializadas em comidas orientais no Brasil é possível achar o renkon.

Mas, para consumir as raízes cruas deve-se descasca-las. O renkon também pode ser consumido como acompanhamento de sopas e de guisados. Ou até mesmo como salada ou até frito como um tempurá.

Além disso, a consistência da raiz de lótus muda dependendo da preparação: se ela for escaldada, fica mais crocante. Mas se for cozida, fica mais macia, como uma batata a depender do tempo de cozimento.

Esse é um alimento que é tradicional no Japão e cotidiano. Assim, se tiver a oportunidade de comer o renkon, terá contato com a culinária tradicional do país, que é muito mais do que sushi e sashimi.

Como fazer o renkon

Existem várias opções de preparo para essa raiz. Mas a mais prática é fazer de maneira refogada. Assim, é só colocar em uma panela com óleo e escolher o tempero.

Entre os melhores temperos para essa raiz é o shoyu (molho de soja) e com um adicional de semente de gergelim para dar mais crocância. E, a melhor maneira de cortar a raiz é em fatias finas. Mas, caso prefira, as fatias também podem ser mais grossas.

Após pronto, acompanhe com uma porção de arroz japonês ou de arroz integral. Será uma refeição altamente saudável e nutritiva.

Outra opção também é adicionar carne de porco, ou outra de seu agrado. Além de poder comer com arroz, também pode fazer um lanche.

Assim, não perca mais tempo e não deixe de experimentar essa saborosa raiz e tenha uma alimentação ainda mais saudável!

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link