O renkon é um prato tradicionalmente japonês e que é muito saudável. Ele é consumido cotidianamente e possui um sabor ótimo.
Conheça aqui um pouco mais sobre ele e como pode fazer parte da sua alimentação no dia a dia.
O renkon, seus benefícios para saúde e uma comida tradicional no Japão
O lótus é uma planta flutuante que cresce em quase toda a Ásia, inclusive no Japão. As folhas e flores são brancas ou rosa e estão ligadas por uma extensa rede de raízes. A depender da espécie da flor de lótus, a raiz é muito saborosa.
O renkon possui uma pele marrom-avermelhada e polpa branca. Além disso, quando mordido é extremamente crocante.
A raiz de lótus também possui muito benefícios a saúde por ser uma excelente fonte de vitamina C. Em somente 100 gramas dessa raiz, já é possível obter toda a quantidade diária recomendada dessa vitamina.
O renkon pode ser consumido de maneira fatiada em que é possível ver vários orifícios. Na cultura japonesa, esses buracos são vistos como representando um futuro brilhante e, portanto, o renkon é comum de ser consumido no ano novo japonês.
Leia também:
- Aprenda sobre os tipos de arroz japonês e os benefícios para sua saúde;
- Tokyo Stories: série sobre a cultura e culinária japonesa para maratonar;
- 6 contas de comida japonesa no Instagram para abrir o apetite e conhecer muitos pratos do país.
Como se come o renkon?
O renkon pode ser comprado cru ou pré-cozido no supermercado no Japão. Em algumas mercearias especializadas em comidas orientais no Brasil é possível achar o renkon.
Mas, para consumir as raízes cruas deve-se descasca-las. O renkon também pode ser consumido como acompanhamento de sopas e de guisados. Ou até mesmo como salada ou até frito como um tempurá.
Além disso, a consistência da raiz de lótus muda dependendo da preparação: se ela for escaldada, fica mais crocante. Mas se for cozida, fica mais macia, como uma batata a depender do tempo de cozimento.
Esse é um alimento que é tradicional no Japão e cotidiano. Assim, se tiver a oportunidade de comer o renkon, terá contato com a culinária tradicional do país, que é muito mais do que sushi e sashimi.
Como fazer o renkon
Existem várias opções de preparo para essa raiz. Mas a mais prática é fazer de maneira refogada. Assim, é só colocar em uma panela com óleo e escolher o tempero.
Entre os melhores temperos para essa raiz é o shoyu (molho de soja) e com um adicional de semente de gergelim para dar mais crocância. E, a melhor maneira de cortar a raiz é em fatias finas. Mas, caso prefira, as fatias também podem ser mais grossas.
Após pronto, acompanhe com uma porção de arroz japonês ou de arroz integral. Será uma refeição altamente saudável e nutritiva.
Outra opção também é adicionar carne de porco, ou outra de seu agrado. Além de poder comer com arroz, também pode fazer um lanche.
Assim, não perca mais tempo e não deixe de experimentar essa saborosa raiz e tenha uma alimentação ainda mais saudável!