Onde aprender a arte da espada samurai, o kendo, no Brasil?

O kendo no Brasil é praticado em alguns locais. Não são muitos. Mas, aqueles que possuem interesse em conhecer mais tanto sobre como era a vida dos samurais, seu código de conduta e as crenças que eles tinham, aprender o kendo é uma grande oportunidade.

Assim, conheça nesse artigo alguns dos lugares em que  possível aprender estar arte.

Kendo no Brasil?!

O kendo começou a ser praticado no Brasil por conta dos imigrantes japoneses que chegaram no país. Não existem muitos praticantes dessa arte no país, não deve passar de mil. Mas mesmo assim, é um dos locais que mais existem praticantes.

O Brasil é reconhecido mundialmente como um dos melhores lugares para o kendo. Por conta disso, a Confederação Brasileira de Kendo (CBK) é a única reconhecida pela federação japonesa.

Por mais que talvez você nunca tenha ouvido falar sobre essa arte marcial sendo praticada por aqui, saiba que poderá encontrar ótimos senseis para te instruir.

Lugares para aprender kendo no Brasil

Instituto Cultural Niten

Este instituto possui várias sedes espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Ele foi fundado em 1993 por Jorge Kishikawa. Ao todo são 60 dojos espalhados pelo Brasil.

Para achar o mais perto de você, não deixe de acessar o site: http://www.niten.org.br/.

Saga kendo

Essa escola está localizada na cidade de São Paulo, no bairro da Aclimação. Os ensinamentos do kendo transmitidos ali são da província de Saga, por isso seu nome.

Diferente de outras regiões do Não, os samurais daquele local tinham um código de ética próprio, o hagaruke. Ou seja, além de aprender a manejar as espadas como um samurai, você também pode aprender ali muito sobre a cultura japonesa de uma determinada província.

Saiba mais em: https://www.sagakendo.com.

Associação de kendo do Recife

Essa associação, localizada na capital de Pernambuco, começou dentro de um círculo militar e hoje em dia as suas atividade acontecem na UFPE e no clube Náutico.

Já são mais de 20 anos que essa associação existe e vale a pena ser conferida.

Saiba mais em: http://recife.kendobrasil.com.br/.

Associação de Kendo do Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro também é possível praticar essa arte samurai. E está ligada a Associação Nikkei do Rio de Janeiro. Além disso, estão na ativa desde a década de 1990, cultuando muito respeito também pelo seu fundador, Kishikawa Sensei.

Para saber mais, acesse: https://www.facebook.com/akrj.org/.

Associação Metropolitana de Kendo

Em Brasília foi fundada a Associação Metropolitana de Kendo por Saburo Takano. Este foi um dos maiores expoentes da arte samurai no país e reconhecido pela Confederação Brasileira de Kendo.

Assim, ali é garantia que você terá acesso a ótimas aulas.

Saiba mais em: http://www.amk.net.br/.


Leia também


Outros lugares para treinar kendo no Brasil

Além desses espaços, existem muitos outros.

Para conferir qual está mais perto de você, ou se há um em sua cidade, entre no site da Confederação Brasileira de Kendo. Ai estão relacionados alguns locais que são filiados à ela.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link