Seja mais eficiente: a invenção do fundador da Toyota que pode mudar a sua vida

O fundador da Toyota é conhecido pelo mundo inteiro por ter inventado um método que faz tanto uma empresa como qualquer pessoa ser mais eficiente.

Assim, neste método você pode aprender a como não ficar culpando os outros quando algo dá errado para você. Nele se trata de encontrar a causa raiz para que ela possa ser corrigida com rapidez e assim tudo voltar ao normal.

Se você está precisando ser mais eficiente ou até mesmo encontrar a solução para algum problema em sua vida, não deixe de tentar esse método da Toyota. Ele pode ser muito útil em várias situações pelas quais passamos todos os dias.

Conheça mais aqui sobre ele!

Fundador da Toyota e uma invenção eficiente

Não pense que o fundador da empresa possui o nome Toyota. Esse é um erro comum. Seu nome é Taiichi Ono e ele é o considerado como o fundador do método de produção da Toyota.

A Toyota foi fundada no Japão em 1937. Vale lembrar que neste momento nos EUA já haviam empresa como a Ford que eram um sucesso no ramo de carros.

Assim, para concorrer no mercado, Ono inventou o método dos 5 porquês que consiste em se fazer a pergunta quando se depara com algo que deu errado. Dessa maneira, Ono pretendia melhorar ainda mais os carros da Toyota para que ficassem em destaque no mercado e chamasse a atenção do mundo inteiro. Bom, podemos comprovar hoje em dia que deu certo.

O método dos 5 porquês

Agora, vamos abordar um pouso mais sobre como este método pode entrar na sua vida e te ajudar. Por ser tão eficiente, esse método é aplicado tanto em várias empresas, como também ensinado nos cursos de Administração.

Ele consiste em perguntar por que de algo ter ocorrido. Apesar do método ter o nome de 5 porquês, não necessariamente será preciso perguntar 5 vezes. Pode ser uma quantidade menor, como também maior a depender da situação.

Assim, com ele você sempre deve se perguntar o porquê de um problema. Dessa maneira, pode-se determinar o que exatamente aconteceu, o motivo de ter ocorrido, ver se isso pode acontecer novamente.

Vale lembrar que esse questionamento tem de ser para descobrir a causa. Caso seja para encontrar um culpado ele não irá funcionar.

Afinal de contas, quando estamos diante de um problema, ele já aconteceu. Resta saber como ele ocorreu, se pode ser ajustado e o que é necessário ser feito para que não venha a ocorrer novamente.


Leia também:


Como o fundador da Toyota pode te ajudar a ser mais eficiente

De nada vai adiantar ficar culpando alguém.

Portanto, este método pode te ajudar a ser mais eficiente por te mostrar como é fundamental se perguntar por que algo está acontecendo em sua vida.

E lembre-se que é muito mais importante você mesmo saber o que acontece de errado para que não venha a acontecer novamente. Se perguntando porque está em uma determinada situação, você pode até mesmo saber mais sobre si e nunca deixar de confiar em você mesmo.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link