Aprenda a fazer comidas diferentes do Japão: Ashi Tebichi, a sopa de pé de porco

Existem muitas comidas diferentes do Japão. Uma delas é típica da região de Okinawa e chegou até mesmo a ser feita por muito imigrantes japoneses quando chegaram no Brasil no começo do século XX.

Conheça o ashi tebichi, um ensopado de pé de porco que é muito nutritivo, com menor teor de gordura do que você imagina, saboroso e popular.

Comidas diferentes do Japão: o ashi tebichi

Essa é uma receita que você pode até achar esquisita, mas é simplesmente porque nosso paladar pode não estar acostumado. Por isso, não tenha preconceitos, experimente essa iguaria japonesa.

Além disso, em muitos países se come várias partes do porco. Por exemplo, no Brasil temos a feijoada.

Esse prato era muito consumido em Okinawa que era uma região pobre do Japão. O porco não era considerada uma carne nobre, muito menos essas partes que são usadas para fazer a sopa.

Além disso, a intenção dessa sopa é que ela realmente renda para várias pessoas poderem comer. Portanto, é mais uma maneira que o povo de Okinawa encontrou de ter uma refeição nutritiva e que ao mesmo tempo pudesse servir a várias pessoas.

No mais, o porco também é usado em outros pratos da região. Assim, praticamente o porco inteiro poderia ser aproveitado.

Receita de ashi tebichi

Ingredientes

  • 6 joelhos e pés de porcos;
  • água (o quanto bastar)
  • gengibre ralado fresco;
  • 1 pacote de shitake seco;
  • 1 nabo médio;
  • Molho de soja;
  • missô;
  • sal a gosto;
  • repolho a gosto;
  • wakame (alga marinha) opcional.

Leia também:


Modo de preparo

Garanta que os joelhos e pés estejam bem limpos, depois corte-os.

Em seguida, em uma panela grande, cubra-os com água e leve ao fogo para ferver.

Depois de ferver, escorra e lave novamente. Isso é importante para ter a certeza de que está realmente limpo e para começar a cozinhar os joelhos e pés.

Em seguida, coloque novamente as partes do porco na panela e cerca de 14 xícaras de água. Deixe ferver por cerca de 15 minutos em fogo médio e depois adicione o gengibre.

Cozinhe até a carne ficar macia. Depois, retire o porco e deixe-o esfriar. Coloque na geladeira e deixe por no mínimo 12 horas.

Passado o período, retire o excesso de gordura. Enquanto faz isso, pode hidratar o shitake conforme as instruções da embalagem. Se quiser, adicione um pouco de açúcar.

Quando o shitake já estiver hidratado, não jogue o líquido fora.

Corte o shitake como achar melhor e reserve-os.

Em uma panela grande, misture a água do shitake com mais 5 xícaras de água, adicione o missô, o sal, os cogumelos e o porco.

Deixe ferver por cerca de 1 hora. Mexa às vezes, mas não muito para o porco não acabar se desfazendo.

Depois, estará pronto, você pode adicionar o repolho cortado em tiras. Se tiver, cebolinha também é uma ótima opção para dar ainda mais sabor ao seu prato.

Você também pode adicionar wakame, que dá mais sabor para a sua sopa.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link