Um professor japonês foi flagrado por duas vezes tomando bebidas alcóolicas na porta da sala de aula enquanto os alunos faziam atividades. Isso aconteceu na prefeitura de Okinawa e causou espanto tanto em pais, como alunos e professores.
Essa atitude vai contra inúmeras regras das escolas japonesas. Entre elas, a proibição em se beber qualquer líquido durante a aula. Outra regra é que os professores devem ser exemplo para os alunos, não podendo eles também tomar qualquer tipo de líquido, principalmente bebidas alcóolicas.
Veja aqui mais sobre esse acontecimento e saiba que ele não é um caso isolado no Japão. Mas, recentemente, um outro professor também teve comportamento considerados inadequados para a sala de aula e para o bom convívio dentro de uma escola.
O caso do professor japonês que bebia durante a aula
Como se sabe, as escolas japonesas possuem muitas regras. Muitas delas são até mesmo bizarras e dizem respeito às roupas íntimas dos alunos e alunas. Mas, mesmo assim, muitas delas são funcionais e se preocupam com a harmonia dentro da escola.
Por mais que as escolas possam ser extremamente estressante em alguns momentos, nada justifica comportamentos que fogem a essas regras. Entre eles, o caso do professor de Okinawa que resolver beber durante duas aulas.
Infelizmente, nem todos os professores se preocupam em dar um bom exemplo. Assim, esse acontecimento ocorreu quando um professor do ensino fundamental na ilha principal da Prefeitura de Okinawa resolveu fazer o que estava com vontade. De acordo com o conselho de educação da prefeitura, o professor de 51 anos não estava apenas tomando um gole de água ou suco – o que já seria uma infração – enquanto ensinava – ele bebeu álcool durante a aula.
O incidente ocorreu em duas ocasiões. Na primeira o professore estava bebendo uma lata de 350 mililitros de chu-hai na frente da sala de aula. 4 dias depois, o professor, bebeu novamente enquanto os alunos realizavam tarefas individuais.
Essa bebida, chu-hai combina shochu, uma bebida destilada, com água gaseificada e um sabor parecido com suco de fruta, e pode conter até 12% de álcool.
Por existirem muitas chu-hai no mercado, não é possível saber exatamente qual delas o professor estava bebendo.
A diretoria da escola tomou contato com o caso depois que um aluno da classe reconheceu que a lata era uma bebida alcoólica e relatou o fato a outro professor.
Questionado por colegas de trabalho, o professor admitiu ter consumido bebidas alcoólicas nas aulas, expressando remorso e dizendo que “bebia por impulso”.
Leia também:
- Pesquisa japonesa revela que escrever à mão aumenta a atividade cerebral mais do digitar;
- Quase 90% das escolas japonesas relatam casos cotidianos de bullying;
- Doações de alimentos estão sendo aceitos para ajudar crianças que só tinham o que comer na escola.
A punição ao professor japonês que bebia durante as aulas
Assim, esse professor precisou ser punido para melhorar a sua conduta dentro da sala de aula.
O Conselho de Educação da Prefeitura de Okinawa disse à mídia que o professor havia sido punido com uma redução de dez por cento no salário por três meses, de acordo com a Lei do Serviço Público Local.
O chefe do conselho municipal de educação desculpou-se pela atitude do professor, afirmando que não era uma conduta correta para um funcionário público do sistema de ensino.