Mehari zushi: o fast food mais antigo do Japão

Mehari zushi é um fast food muito diferente do que pensamos normalmente quando falamos sobre esse tipo de comida. Afinal de contas, falar em fast food é praticamente sinônimo de hambúrgueres altamente processados, pizza, batata frita etc.

Além de serem comidas que nos relembra restaurantes como Mc Donalds e suas variações. Porém, no Japão, quando se pensa em uma comida rápida, também é possível pensar em um prato mais tradicional.

O Mehari zushi trata-se de uma bola de arroz com vinagre envolta em uma folha de takana em conserva. Este fast food tradicional é fácil de encontrar em Kansai, a região de onde vem, mas encontrá-lo em Tóquio é uma tarefa um pouco mais difícil. Felizmente, há algumas poucas opções na capital também para satisfazer os turistas e moradores de lá.

O tradicional Mehari zushi

Originário da área de Kumano em Wakayama, o mehari zushi é apreciado na região de Kansai há um tempo incalculável. Não se deixe enganar pelo nome, que é semelhante ao de sushi, no mehari zushi não há nenhum tipo de peixe ele é, na verdade, um prato vegano.

mehari no nome dos pratos, refere-se à frase japonesa; 目 を 見 張 る ほ ど 大 き (transliteração: me wo miharuhodo oki ) que se traduz como “abra bem os olhos”. Existem várias teorias sobre a origem desse nome, mas  uma das mais populares  é que o tamanho original do prato era tão grande que as pessoas precisavam abrir bem a boca para comê-lo, a ponto de ficar com os olhos esbugalhados.

Assim, esse é um dos pratos mais conhecidos do Japão. Além disso, pode ter alguns adicionais em cima dele para dar mais sabor.


Leia também


Como fazer o mehari zushi

De acordo com o site Kankomie é assim que se faz esse famoso fast food: a receita começa misturando um pouco de saquê e mirin em uma panela e esquentando até ferver. De lá, adicione um pouco de molho de soja e aqueça até ferver. Após alguns minutos, desligue o fogo e deixe o conteúdo da panela esfriar.

A próxima etapa trata das folhas de mostarda Takana. Coloque as folhas em água corrente por cerca de 10 minutos para dessalinizar. Escorra a água, espalhe cada folha individual, marinhe no molho resfriado e leve à geladeira por um dia. Depois disso, corte o miolo e as bordas das folhas de Takana e corte as folhas ao meio.

Em seguida, pegue bolinhos de arroz quentes às vezes recheados com condimentos e cubra com uma colher de sopa do molho. Por fim, embrulhe as bolas com folhas de Takana e cubra por fora com outra colher de chá de molho. E está pronto! Bastante fácil.

Em suas releituras, basta apenas adicionar outros ingredientes para ter um outro incrível prato japonês.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link