Mehari zushi é um fast food muito diferente do que pensamos normalmente quando falamos sobre esse tipo de comida. Afinal de contas, falar em fast food é praticamente sinônimo de hambúrgueres altamente processados, pizza, batata frita etc.
Além de serem comidas que nos relembra restaurantes como Mc Donalds e suas variações. Porém, no Japão, quando se pensa em uma comida rápida, também é possível pensar em um prato mais tradicional.
O Mehari zushi trata-se de uma bola de arroz com vinagre envolta em uma folha de takana em conserva. Este fast food tradicional é fácil de encontrar em Kansai, a região de onde vem, mas encontrá-lo em Tóquio é uma tarefa um pouco mais difícil. Felizmente, há algumas poucas opções na capital também para satisfazer os turistas e moradores de lá.
O tradicional Mehari zushi
Originário da área de Kumano em Wakayama, o mehari zushi é apreciado na região de Kansai há um tempo incalculável. Não se deixe enganar pelo nome, que é semelhante ao de sushi, no mehari zushi não há nenhum tipo de peixe ele é, na verdade, um prato vegano.
O mehari no nome dos pratos, refere-se à frase japonesa; 目 を 見 張 る ほ ど 大 き (transliteração: me wo miharuhodo oki ) que se traduz como “abra bem os olhos”. Existem várias teorias sobre a origem desse nome, mas uma das mais populares é que o tamanho original do prato era tão grande que as pessoas precisavam abrir bem a boca para comê-lo, a ponto de ficar com os olhos esbugalhados.
Assim, esse é um dos pratos mais conhecidos do Japão. Além disso, pode ter alguns adicionais em cima dele para dar mais sabor.
Leia também
- Conheça 4 comidas estrangeiras reinterpretadas no Japão. Será que ficaram melhores?;
- Conheça os pratos do Sukiya que não são vendidos no Brasil, só no Japão!;
- Desafio de comida: restaurante em Osaka oferece uma montanha de Katsu a seus clientes.
Como fazer o mehari zushi
De acordo com o site Kankomie é assim que se faz esse famoso fast food: a receita começa misturando um pouco de saquê e mirin em uma panela e esquentando até ferver. De lá, adicione um pouco de molho de soja e aqueça até ferver. Após alguns minutos, desligue o fogo e deixe o conteúdo da panela esfriar.
A próxima etapa trata das folhas de mostarda Takana. Coloque as folhas em água corrente por cerca de 10 minutos para dessalinizar. Escorra a água, espalhe cada folha individual, marinhe no molho resfriado e leve à geladeira por um dia. Depois disso, corte o miolo e as bordas das folhas de Takana e corte as folhas ao meio.
Em seguida, pegue bolinhos de arroz quentes às vezes recheados com condimentos e cubra com uma colher de sopa do molho. Por fim, embrulhe as bolas com folhas de Takana e cubra por fora com outra colher de chá de molho. E está pronto! Bastante fácil.
Em suas releituras, basta apenas adicionar outros ingredientes para ter um outro incrível prato japonês.