Manji: a suástica japonesa nos animes e na cultura japonesa

Sim, existe uma suástica japonesa. Mas, ela não faz referência ao nazismo, ao contrário, foi o nazismo quem se apropriou desse símbolo para espalhar o seu terror pela Europa.

Assim, conheça como a suástica japonesa não é a mesma da Alemanha nazista. Entretanto, e quiser saber especificamente sobre como a o Nazismo roubou o símbolo da Ásia, veja esse artigo.

A suástica japonesa

A suástica é uma forma geométrica mundialmente conhecida por ter sido usada como símbolo do nazismo. Entretanto, essa cruz equilátera com os braços dobrados em ângulos retos, todos na mesma direção de rotação nem sempre teve esse significado.

Ela era um símbolo de prosperidade e boa fortuna. Isso porque, em sua história, a suástica era um derivado do sânscrito svastika, que significa “propício ao bem-estar”.

O símbolo chegou ao Japão com o budismo, em que simboliza os pés, ou pegadas, de Buda. No Japão,  a suástica ainda tem um significa de pluralidade, abundância, prosperidade e vida longa.

As imagens de Buda às vezes apresentam uma suástica em seu peito, nas mãos.

A suástica japonesa não tem nada a ver com os nazistas, exceto pelo fato de que um dos símbolos nazistas é uma suástica. Assim como outro símbolo nazista é uma caveira, mas ninguém diz que One Piece é um anime nazista é nazista por ter essa imagem ali.

Vale lembrar ainda que o nazismo usa a suástica não como os budistas, mas em outro sentido.


Leia também;


A suástica japonesa na cultura e as polêmicas

Como é de se imaginar, por conta do uso da suástica no nazismo, muitas vezes pode-se confundir o que os japoneses estão expressando.

Por exemplo, culturalmente, em um mapa, um templo é simbolizado com uma suástica. Para os orientais de uma maneira geral, isso é comum. Porém, para o ocidente isso pode soar um tanto quanto ofensivo.

Isso leva à situação problemática em que algo criado no Japão tem suásticas por toda parte – porque é um símbolo religioso de – que acaba sendo interpretado no Ocidente como um símbolo agudo de ofensiva.

Até mesmo em animes é comum ver algum personagem portando uma suástica de alguma maneira. Mas, isso não significa que ele seja nazista.

Por exemplo, no anime Yu Yu Hakusho, um personagem tinha uma suástica em sua cabeça. Além disso, ele era careca, o que poderia ser visto até mesmo como uma referência aos movimentos nazistas contemporâneos como os Skinheads. Entretanto, não é nada disso.

Mas, ele não é um nazista, e sim um ninja! E seu nome é Kazemaru. E por conta dele, o desenho já foi censurado em alguns países.

Acho que as roupas são uma boa maneira de diferenciá-los: os nazistas usam braçadeiras, enquanto os ninjas usam meia arrastão.
Em alguns casos, as pessoas chamarão a suástica japonesa de “manji”, como se, de alguma forma, essas suásticas em forma de suástica não fossem realmente suásticas. É uma suástica, certo? Esse é o termo para isso. É uma forma geométrica.

Entretanto, a suástica japonesa não é nazista, é um símbolo do budismo.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link