Monte Fuji reabre após mais de um ano fechado por conta da pandemia

O Monte Fuji reabre para a alegria dos alpinistas e turistas.

Essa semana ele retoma as suas atividades para os escaladores que querem se aventurar nesse famoso cartão postal japonês. Esse é o início da temporada de verão,  o único momento em que é possível subir até o seu topo. O Monte Fuji reabre para as visitações após ter sido fechado no ano passado devido à pandemia do coronavírus.

Com as contra-medidas antivírus em vigor, a mais popular das quatro rotas de subida do vulcão de 3.776 metros foi aberta no lado da Prefeitura de Yamanashi do local do patrimônio mundial.

Monte Fuji reabre mesmo com chuva

A prefeitura de Shizuoka, que administra os três caminhos restantes, disse que planeja abri-los em 10 de julho. A montanha estará acessível aos visitantes até 10 de setembro.

Como parte dos esforços para reduzir o risco de infecções, os visitantes devem preencher formulários de saúde e verificar suas temperaturas antes de escalar a montanha, de acordo com a Prefeitura de Yamanashi.

O pedágio da Linha Fuji Subaru, uma estrada que vai até o meio da montanha e que fica aberta 24 horas em anos normais, encurtou seu horário de funcionamento das 3h às 18h para reduzir o número de escaladores que tentam fazer subidas rápidas durante a noite.

Na quinta-feira, apenas alguns alpinistas foram vistos subindo a rota Yoshida enquanto fortes chuvas caíam em grandes áreas do Japão. Um grupo de militares americanos com base no Japão que escalou o cume na madrugada lamentou o mau tempo.

Sota Kodama, 30, um guia do Monte Fuji, pediu aos visitantes que fiquem atentos ao mau tempo.

“Gostaria que os escaladores não se esforçassem muito e fossem flexíveis dependendo das condições meteorológicas”, disse Kodama.

No ano passado, as duas prefeituras fecharam todas as quatro rotas em meio à pandemia de coronavírus pela primeira vez desde 1960.


Leia também:


Monte Fuji reabre antes das Olimpíadas

O Monte Fuji, com certeza, é uma das grandes atrações do Japão. Por conta disso, ele também está sendo reaberto no momento em que Tóquio, que está há poucos quilômetros dali, irá receber os jogos Olímpicos de 2020.

Assim, haverá muitas pessoas no país, não necessariamente turistas nem espectadores, mas jornalistas, atletas, preparadores físicos e outros staff estarão por lá. Assim, é uma oportunidade de também retomar a economia local.

Entretanto, todas as medidas para conter a propagação do coronavírus devem ser tomadas, ainda mais que já foi constatado no Japão que atletas estavam contaminados com a nova variante Delta que é muito mais contagiosa.

Além disso, a vacinação no país não seguiu o ritmo que era esperado, dessa maneira, muitas pessoas ainda estão vulneráveis a ele.

Mas, sendo tomadas todas as medidas, é um momento de celebração para o povo japonês em ver o Monte Fuji podendo ser visitado novamente.