Por que os japoneses se recusam a usar o WhatsApp?

Sim, é isso mesmo. No Japão o WhatsApp não é um aplicativo para smartphones que é popular. Apesar do aplicativo de mensagens instantâneas ter os emojis, que são uma criação japonesa, ele não é bem visto no país.

Ao contrário, os japoneses dão preferência para um outro aplicativo, que também é muito utilizado em Taiwan. O nome dele é LINE, que apresentaremos algumas características dele aqui e que fazem com que os japoneses o apreciem tanto.

O WhatsApp no Japão

Não é que não existam usuários de WhatsApp no país. Mas, eles são em sua grande maioria estrangeiros.

Dessa maneira, um japonês só irá instalar o WhatsApp em seu celular caso ele precise falar com um estrangeiro e esse estrangeiro não tenha um outro aplicativo que seja melhor aceito por eles.

Você pode estar se questionando se essa comunicação não poderia acontecer via SMS. Bom, assim como em muitos lugares do mundo, o SMS já ficou mais obsoleto nessa área de comunicação. Assim, as pessoas acabam nem o usando.

Mas, se você for para o Japão, não é preciso entrar em pânico. Você conseguirá usar o WhatsApp por lá para se comunicar com seus amigos e familiares pelo mundo inteiro, bastará apenas ter o acesso à internet de alguma maneira.

Então, qual o aplicativo que você deve ter para se comunicar com os japoneses?

WhatsApp no Japão e o LINE

O LINE é o aplicativo de mensagens favorito dos japoneses. O que realmente torna o LINE um destaque e tão popular são os adesivos e jogos oferecidos no aplicativo.

Além disso, o LINE levou os emojis a um passo adiante, oferecendo adesivos, que são imagens ou imagens em movimento de personagens que representam emoções, ações e ideias. E isso aconteceu muito antes do Telegram e o WhatsApp terem isso em seus aplicativos. Ou seja, o LINE também está um passo a frente.

Além disso, em relação a outros sistemas de mensagens ou redes sociais, o LINE é visto como mais seguro. Isso aconteceu principalmente porque sempre há um escândalo de hackeamento de banco de dados desses outros apps de mensagens.

Outro motivo que faz os japoneses gostarem de usar esse aplicativo é que você não precisa necessariamente passar seu número de telefone para a pessoa. Basta apenas escanear um QR code no celular da pessoa para adicioná-la.


Leia também;


Os japoneses preferem aplicativos feitos por japoneses

Quase todos os japoneses também preferem usar o LINE porque ele foi feito no país. É inegável que os japoneses sempre preferem algo que foi feito por seus conterrâneos.

Por exemplo, quando se anda pelas ruas do país, raramente você verá um carro de uma marca que não seja japonesa.

Assim, o mesmo acontece com os aplicativos. Além disso, os próprios aplicativos são feitos de maneira para agradar exclusivamente ao que os japoneses preferem.

 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link