Curiosidades sobre o dinheiro japonês que nem mesmo os japoneses sabem

Conheça algumas das curiosidades sobre o dinheiro japonês que muitas vezes ninguém nem pergunta sobre. Como o dinheiro acaba sendo algo tão comum, passa desapercebido quando na verdade ele está fazendo uma homenagem à alguém ou à cultura do país.

Os materiais usados ​​para fazer as notas e moedas e os desenhos delas variam de país para país. Normalmente, os temas dos designs usados ​​geralmente são os símbolos do local, como plantas e animais, paisagens e edifícios.

Figuras históricas também são usadas com frequência. Um dos prazeres de viajar para o exterior é olhar a moeda dos países visitados. Aqui estão alguns fatos interessantes, alguns talvez pouco conhecidos até mesmo por alguns japoneses, sobre a moeda do país.

Curiosidades sobre o dinheiro japonês: a nota vira papel higiênico

De acordo com o Banco do Japão, a vida média de uma nota de 10.000 ienes é de cerca de 4 a 5 anos. Notas de 5.000 ienes e 1.000 ienes são usadas com mais frequência, resultando em um desgaste mais rápido, o que reduz sua expectativa de vida para 1 – 2 anos.

As notas em circulação são enviadas de volta ao Banco do Japão por instituições financeiras, onde são verificadas quanto à autenticidade. Assim, ali são verificados os seus danos antes que seja tomada a decisão de colocá-las de volta em circulação ou destruí-las.

Notas que são trituradas são recicladas para uso como materiais de habitação, combustível sólido, papel higiênico e material de escritório ou incineradas como lixo geral.


Leia também


Curiosidades sobre o dinheiro japonês: custa mais de 1 iene para produzir a moeda de 1 iene

O custo de produção das moedas não é divulgado publicamente, pois o custo dos metais usados ​​flutua. Se o custo atual de mercado do alumínio for usado para calcular o valor de uma moeda de 1 iene, custaria de dois a três ienes para fazer uma moeda de 1 iene.

Usando o mesmo método de cálculo, os custos para fazer moedas individuais para as outras denominações seriam de sete ienes para a moeda de 5 ienes, dez ienes para a moeda de 10 ienes, cerca de vinte ienes para a moeda de 50 ienes, cerca de 25 ienes para a moeda de 100 ienes e cerca de trinta ienes pela moeda de 500 ienes.

Curiosidades sobre o dinheiro japonês: a troca de notas

As notas danificadas ou sujas podem ser trocadas se levadas ao Banco do Japão localizado em Nihonbashi, Tóquio, ou a uma de suas 32 agências no país. (As trocas também podem ser feitas em instituições financeiras comerciais.) O padrão a seguir é usado para determinar o grau de dano da nota para saber se ela pode ser trocada:

  • Se dois terços ou mais da conta permanecerem, ela pode ser trocada pelo valor total.
  • Se mais de dois quintos e menos de dois terços da conta permanecerem, ela pode ser trocada pela metade de seu valor.
  • Se restar menos de dois quintos da conta, ela não pode ser trocada.