Doces tradicionais japoneses parecem jóias de contos de fadas [com receita]

Os doces tradicionais japoneses são chamados de Wagashi, assim,  esse é um termo muito abrangente em que podemos selecionar muitos doces que são incomuns, lindo e saborosos. Além disso, esses doces não são apenas conhecidos por seus gostos viciantes, mas também são primorosamente apresentados.

Um tipo de doce tradicional japonês que recentemente chamou a atenção por sua aparência é kohakuˆto, que literalmente significa ‘açúcar âmbar’. É feito de Ágar Agar (kanten em japonês) e é mastigável por dentro com um exterior crocante.

Esse tipo de wagashi vem se tornando popular no exterior, tem sido referido como “doce de cristal” ou “joias doces”, devido à semelhança do doce com jóias e pedras preciosas.

Conheça aqui mais sobre esse doces que se parecem com cristais e como fazer.

Os doces tradicionais japoneses que estão fazendo sucesso

Por conta de sua aparência, esse doce tem chamado muito sucesso pelo Japão. Assim, existem lojas na capital japonesa que estão lucrando fortunas com eles. Além disso, também fazem edições limitadas para atrair ainda mais os consumidores.

Além disso, existem vários sabores como hortelã e café, e os doces podem ser comprados em quantidades, ou seja, parece até mesmo que snao ingredientes para fazer algum tipo de poção.

Mas, não pense que é preciso que você vá até Tóquio para comprar esses lindos doces. Você pode tentar fazer em sua casa e também se divertir muito com eles. E eles são muito saborosos, além de serem muito divertidos, principalmente quando se tem crianças.

Receita dos doces tradicionais japoneses

Ingredientes

  • 2g de agar agar em pó (kanten em pó)
  • 150g de açucar branco
  • 150g de água
  • 1 colher de sopa de xarope de sua preferência (xarope de monin, xarope de bordo, licor de menta com álcool, etc …

Modo de preparo

1. Tenha um recipiente pronto (à prova de alta temperatura) e xarope ao lado também.

2. Em uma panela, adicione água e pó de ágar. Derreta o pó em fogo médio, mexendo sempre para evitar que queime. Aqueça e mexa até que o pó do ágar derreta completamente. Geralmente, leva cerca de 1 a 2 minutos.

3. Adicione o açúcar. Derreta o açúcar, mexendo sempre para evitar que queime com uma espátula. Vai ficar muito espumoso e borbulhante. Continue mexendo por cerca de 5 minutos.

4. Retire do fogo e despeje imediatamente no recipiente. Adicione rapidamente 1 colher de sopa de xarope (não mais) de sua escolha (ou uma pequena quantidade de corante alimentar, usando palitos.) Misture bem.

5. Leve à geladeira até endurecer. Deve ser firme o suficiente para cortar.

6. Retire da geladeira e corte em pedaços pequenos (cubos de cerca de 2 a 3 cm) e coloque-os sobre uma assadeira. Você também pode cobrir as peças com açúcar para torná-las mais doces.

7. Deixe os rebuçados aí repousarem 2 a 3 dias (pode até demorar até 5 dias, pois depende de tantos factores: clima, estação, …).

Eventualmente, sua superfície deve secar completamente. Os doces serão cristalizados com acabamento em joalheria. Eles são crocantes por fora, mas a textura por dentro é como gelatina.

Você pode manter seu “kohakutou” em um recipiente hermético por cerca de 2 semanas.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link