O que são Yattai? Descubra as incríveis barracas de comida de festivais japoneses

Nos festivais japoneses, você encontrará yattai – pequenas barracas de comida que servem uma variedade de comida de rua saborosa! Na verdade, “yattai gourmet” é uma parte essencial da cultura do festival. Os locais estão repletos de vendedores que oferecem uma grande variedade de lanches, desde comidas tradicionais de festivais japoneses, como takoyaki e yakisoba, até doces divertidos como banana com chocolate.

A combinação de deliciosa comida de rua e celebrações tradicionais cria uma experiência cultural única que só pode ser encontrada em um festival japonês!

As yattai no Japão

Antes de se tornar uma parte padrão de qualquer festival, “barracas” de comida japonesa começaram a pipocar ​​em todo o país em 1715 como pequenas barracas de venda em estradas e espaços públicos para encher o estômago de carpinteiros e outros artesãos da época.

As barracas de comida yattai modernas têm sua origem nos mercados negros do pós-Segunda Guerra Mundial, encontrados em centros urbanos. Naquela época, o mercado negro vendia artigos de primeira necessidade e mantimentos ilegalmente e a preços significativamente mais altos do que o normal.

Desde então, padrões rígidos foram estabelecidos e autorizações temporárias de negócios são emitidas para barracas montadas em festivais tradicionais e eventos regionais.

Diz-se que a razão de haver muitas barracas de comida yattai em festivais é que os deuses amam lugares animados onde as pessoas se reúnem, então quanto mais lojas de alimentos e pontos de interesse em um festival, mais pessoas comparecerão.

As barracas também ganharam popularidade entre os residentes e turistas não japoneses porque proporcionam um clima e alimentos exclusivos do Japão.


Leia também


O que é possível encontrar em uma yattai?

1. Takoyaki: Muito popular por sua textura

O takoyaki é feito misturando especiarias, cebolinha verde e polvo picado na massa de farinha e grelhando em bolas pequenas de 3 a 5 cm. As bolas Takoyaki são embaladas em bandejas de plástico com tampa dobrável e servidas com um palito.

O takoyaki é originário de Osaka e é uma comida padrão em festivais, popular porque é fácil de comer e compartilhar. Nos últimos anos, o takoyaki ganhou preferência como um alimento frequentemente apreciado por frequentadores de festivais não japoneses, mas tenha cuidado ao comê-lo – takoyaki fresco pode queimar sua língua.

2. Yakisoba: o tamanho de porção perfeito com um aroma irresistível

Yakisoba consiste em macarrão frito, carne (geralmente porco) e vegetais temperados com molho de yakisoba à base de Worcestershire. Chefs de barracas de comida preparam habilmente o yakissoba em enormes churrasqueiras de ferro e atraem muitos clientes apenas com o aroma do molho.

O yakisoba é sempre servido em porções fartas, mas os ingredientes variam de banca com um pouco de macarrão temperado com sal em vez de molho para que você escolha de acordo com seu gosto.

3. Karaage de frango: Fresco, crocante e ótimo com cerveja!

Karaage é super popular em qualquer festival. Muitas vezes, é comido em casa também, mas o karaage da barraca de comida é coberto com temperos fortes, molho salgado ou pimenta.

Os festivais incluem uma cerimônia para oferecer saquê aos deuses, e como muitas pessoas gostam de saquê, os temperos são feitos para combinar bem com saquê. O frango frito no espeto costuma ser servido em copos de papel para que possa ser comido facilmente durante uma caminhada, e o sabor e o estilo do karaage podem variar de acordo com a região e a barraca.

4. Doce de maçã: viciante e agridoce

Maçãs doces são feitas revestindo as maçãs com calda ou cobertura para doces e colocando-as em palitos para torná-las fáceis de segurar. Esta confecção tradicional de festival incorpora a harmonia de doces doces e xaropes e o sabor e textura refrescantes das maçãs.

A sua aparência e cor encantadoras são especialmente populares entre as crianças. Além das maçãs, há variações feitas com morangos, damascos e uvas.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link