Aumenta a procura por grilos no Japão para substituir carnes e outros alimentos

Os grilos no Japão não são meros insetos. Ao contrário, eles fazem parte da alimentação de muitos japoneses e, agora, estão atingindo ainda mais pessoas.

Pão e confeitaria feitos com grilos secos estão em alta e são muito solicitados no Japão devido à sua novidade e também porque os consumidores estão tornando cada vez mais conscientes de uma alimentação que não agrida o meio ambiente.

Afinal de contas, os alimentos à base de insetos, são bem menos prejudiciais ao meio ambiente quando comparados, por exemplo, com carne bovina e outros produtos de origem animal e, dessa maneira, são considerados alimentos sustentáveis.

Alimentos que usam insetos também estão chamando a atenção em todo o mundo como principais fontes de proteína no futuro.

Grilos no Japão e a alimentação saudável

Como exemplo do aumento do consumo de grilos, podemos destacar dois produtos de doces da série Korogi Cafe. Esses produtos usavam pó de grilo seco, e eles se esgotaram em dois dias. Kōrogi significa grilo em japonês. A panificadora com sede em Nagoya lançou outro produto, um bolo baumkuchen usando pó feito de 100 grilos. As vendas ocorreram d maneira on-line e o bolo esgotou em cerca de uma hora e meia.

“Ficamos surpresos ao ver os itens baseados em grilo atraíam tanto interesse”, disse um funcionário da Pasco Shikishima encarregado do desenvolvimento do produto.

No ano de 2021, a empresa lançou um kit de ¥ 2.376 para fazer pão à base de grilo em casa. Esse kit Inclui pó feito de 600 grilos, farinha e fermento. Os ingredientes são misturados, deixados para descansar durante a noite e depois assados ​​no forno para fazer 16 pedaços de pão francês redondo.

Pasco Shikishima está correndo para aumentar a produção, pois o kit se esgotou por um breve período.


Leia também


Os produtos com grilos no Japão que são sucesso

Kimiko Tsuda, estudante do ensino fundamental de nove anos, da cidade de Kumamoto, comprou o kit para um projeto de pesquisa escolar durante as férias de verão. Ela se interessou por comida baseada em críquete depois de aprender sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, ou ODS, na escola.

Embora inicialmente estivesse preocupada em comer alimentos à base de grilo, a menina disse que o pão“ficava bem com outros temperos.

A Ryohin Keikaku Co., que administra lojas de produtos de estilo de vida da marca Muji, lançou biscoitos de senbei usando grilos em maio de 2020, com cada embalagem contendo 55 gramas e custando ¥ 190. De 20 a 30 grilos são usados ​​por embalagem, de acordo com a empresa. Os petiscos têm gosto semelhante a biscoitos de camarão.

A empresa lançou inicialmente os crackers exclusivamente online, mas agora eles também estão à venda nas lojas.

Ela só pode adquirir o produto cerca de uma vez por mês porque o pó de grilo não pode ser produzido em massa. Os cartuchos de biscoitos geralmente se esgotam em cerca de uma semana, disse um funcionário de relações públicas de Ryohin Keikaku.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link