O governo japonês tomou uma medida que pode deixar muitas pessoas felizes em poderem fazer ótimas compras. Entretanto, a notícia de que será dado ao que possuem 18 anos ou menos o valor de 100.000 ienes (aproximadamente R$5.000,00) não é tão boa assim.
Conheça aqui os motivos para o governo ter tomado tal medida e porque isso representa uma má notícia.
A medida controversa do governo japonês
No rescaldo da recente eleição geral, o eterno partido no poder do Japão prometeu pagamentos de estímulo de 100.000 ienes para cada pessoa com 18 anos ou menos.
Esta é uma ótima notícia para aqueles que pretendem fazer uma compra mais cara, como um PS5. Mas algumas pessoas, como o seguinte usuário do Twitter, leram nas entrelinhas do anúncio e fizeram uma percepção sombria.
“Espere um minuto?! Existem realmente tão poucas crianças no Japão? Isso é insano! “
Esse usuário do Twitter revelou uma notícia do Yomiuri Shimbun apontando que cerca de 20 milhões de pessoas entre 0 e 18 anos receberão benefícios. Inclusive, o Yahoo! também fez uma pesquisa revelando que a população do Japão em 2021 era de 125,12 milhões.
Analisando os números, isso significaria que a população jovem do Japão encolheu para apenas 16%.
Leia também
- Morte de Marília Mendonça repercute no Japão: cantora recebeu homenagens e virou manchete de jornais;
- Unagi: “cobra” selvagem usada em pratos japoneses está em risco de tanto ser consumida;
- Feitiços e maldições no Japão são parte do cotidiano no país e possuem vários propósitos.
Para efeito de comparação com outros países desenvolvidos, cerca de 22% da população dos EUA tem menos de 18 anos e cerca de 24% da população na França tem 19 anos ou menos. Mesmo a China, que promulgou uma “política do filho único” de 1980 a 2015, tem uma população com menos de 15 anos de quase 18%.
O declínio da população do Japão certamente não é novo, e os especialistas vêm discutindo as razões por trás disso e maneiras de se adaptar a isso há anos. Ainda assim, sempre parece um problema abstrato porque sempre que você sai para a rua em áreas urbanas, ainda parece que há muitas crianças e adolescentes em todos os lugares.
Outro usuário do Twitter citou alguns dados do governo que mostram que a população japonesa atingiu o clímax em cerca de 127 milhões em 2013, mas também projeta que em 2048 ela terá caído para menos de 100 milhões. Indo mais longe, acredita-se que em 2110 toda a população do Japão terá encolhido para cerca de 43 milhões, o que é apenas um pouco maior do que a população atual da área da Grande Tóquio.
A compreensão total de todos esses comentários on-line, como os seguintes:
“Eles provavelmente deveriam distribuir dinheiro para a geração que pode ter filhos e tentar consertar esse problema.”
“O governo deveria fazer mais para encorajar o parto, como apoiar tratamentos de fertilidade.”
“Em cerca de 10 anos, provavelmente haverá metade do número de jovens.”
“Nenhum país pode superar uma taxa de natalidade em declínio.”
“O governo deveria conceder a cada casal com mais de três filhos um PS5”.
“É hora de revisitar a ideia de renda básica universal e lançar alguns incentivos para criar os filhos.”
Fonte: Sora News.