Será que você saber usar corretamente os hashis (pauzinhos japoneses)?

Usar os hashis – pauzinhos japoneses – é uma verdadeira aventura para muitas pessoas.

A maneira correta de usá-los é aquela que cumpre a sua função. Entretanto, para os japoneses existem uma determinar maneira de usá-los que é a tradicional e está de acordo com as regras de etiqueta.

Veja aqui se você sabe usar realmente os hashi.

Como comer com o hashis – pauzinhos japoneses?

Como uma sociedade que pensa profundamente sobre etiqueta, o Japão tem muitas ideias sobre boas maneiras à mesa. Como você pode esperar, isso inclui a existência de uma maneira correta de segurar os pauzinhos, conforme demonstrado neste vídeo, no qual o narrador diz diretamente: “Esta é a maneira correta de segurar os pauzinhos. Certifique-se de que está fazendo certo.” Além disso, como você pode esperar, a demonstração é apresentada por um personagem mascote fofo, chamado Homem Ohashi , que é um par de hashis antropomorfizado e não dividido.

Para resumir o básico, você segura o pauzinho de cima como se fosse um lápis, mas com a batida estendida em linha reta o tempo todo, de modo que seu dedo médio se mova junto com o pauzinho. Para o palito inferior, ele deve ficar no espaço entre o polegar e a palma da mão, com suporte extra na parte anterior do dedo anular.

No entanto, em um episódio recente do programa de entrevistas matinal Asaichi, da emissora pública NHK, essa técnica não foi apresentada como “a maneira correta” de segurar os pauzinhos. Em vez disso, os apresentadores deram-lhe um nome diferente: “a forma tradicional”.


Leia também


Embora Asaichi não tenha dito explicitamente por que eles especificamente não estavam usando a palavra “correto”, isso pode ter algo a ver com os resultados de uma pesquisa (conduzida em 2017 pelo Instituto de Pesquisa de Estilo de Vida Infantil da ONG) na qual a maioria dos entrevistados , 50,5 por cento, disseram que não seguram seus pauzinhos da maneira tradicional.

Com a pesquisa sendo realizada no Japão, onde os pauzinhos são os utensílios padrão para a maioria das refeições, é lógico que as pessoas que não usam a empunhadura tradicional ainda estão conseguindo comer, e se a maioria dos entrevistados estão conseguindo muito bem sem usar a pegada tradicional, fica um pouco difícil dizer que o que eles estão fazendo é “incorreto”, mesmo que seja diferente das noções preexistentes sobre como os pauzinhos devem ser usados.

É claro que, com o valor que o Japão dá à tradição, alguns comentaristas também expressaram sua crença de que, mesmo que não seja a maneira “correta”, eles ainda consideram a empunhadura tradicional a forma mais sofisticada e elegante de segurar seus pauzinhos. Também não está claro quais eram os dados demográficos da pesquisa NPO e, dado o foco da organização nas crianças, poderiam ser jovens comensais ou pais, que poderiam perdoar mais as maneiras pouco polidas à mesa do que aqueles que fazem refeições apenas para adultos.

Fonte: All About Japan

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link