Por que não existe Big Brother no Japão?

O Big Brother no Japão, aparentemente, não faz sucesso. Isso pode ocorrer por vários motivos, um deles é que o país não se adequou a esse tipo de formato em que várias pessoas de diferentes idades e procedências vão para uma casa para ficarem presas por muito tempo.

Há quem diga que é porque o país possui realities shows que seriam muito superior. Outros que a televisão japonesa é muito superior a de vários outros lugares no planeta e por isso esse tipo de programa não faz sucesso por lá. Para além dessa discussão de quem é melhor do que quem, elencamos alguns motivos para não existir esse reality no país.

Big Brother no Japão não existe porque já há outro reality

Um dos motivos para não existir o Big Brother no Japão pode ser o sucesso de outro reality show, o Terrace House. Entretanto, ele está pausado após o suicídio de uma das integrantes por conta de cyberbullying.

Assim, a partir do sucesso de Terrace House, podemos ver algumas das preferências dos japoneses por esse tipo de reality e porque Big Brother ainda não teve uma chance no país.

O Big Brother no Japão precisaria confinar as pessoas

Uma das coisas que mais chama a atenção em Terrace House é que os jovens que são participantes (6 homens e 6 mulheres) não estão confinados. Apesar de estarem todos em uma mesma casa, eles podem levar as suas vidas normalmente, Assim, o cotidiano deles é mostrado para todo o Japão e não há uma cobrança de uma competição para ser o líder por exemplo.

Eles podem acabar se envolvendo amorosamente, mas com certeza não precisam conviver com uma série de pressões que existem no Big Brother.

As pessoas são jovens

Outra característica importante do Terrace House que chama a atenção para o gosto dos japonese para reality shows é que a maioria é muito jovem. Ou seja, não se trata de um misto como no Big Brother de pessoas de diferentes idades contando suas vidas do lado de fora da casa.

São praticamente jovens que estão procurando uma paixão que pode ou não acontecer na casa. Além disso, também possuem um tipo de beleza padrão.


Leia também:


Comentários ácidos e engraçados

Uma das coisas que mais chama a atenção em Terrace House é que há comentários sobre a vida dos participantes que são feitos pelos próprios apresentadores. Eles ficam assistindo e comentando sobre o que está acontecendo.

Esses comentários são engraçados ao mesmo tempo que são ácidos sobre o comportamento de alguém.

Por mais que exista um apresentador no Big Brother, ele não fica fazendo comentários a todo momento sobre a vida dos participantes. Além disso, o apresentador só pode dialogar com quem está confinado, não há um outro parceiro com quem ele possa fazer comentários.

Conclusão sobre o motivo de não haver Big Brother no Japão

Assim, dessa maneira, podemos tentar concluir que o Big Brother no Japão pode não existir por algumas dessas características de como é a própria televisão japonesa.

Terrace House tem o intuito de fazer com que você acompanhe uma rotina. Você vê pessoas que estão correndo pelos seus sonhos e não por um prêmio.

Assim, podemos dizer que, por enquanto, os japoneses preferem um reality mais leve. Por mais que eles julguem os participantes nas redes sociais, o enredo do programa não é tão competitivo como do Big Brother, por exemplo.