Sobrou arroz na geladeira?! Use para fazer chahan, um prato tradicional japonês

Um prato tradicional japonês não precisa necessariamente envolver peixe cru, enguia, algas entre tantas outras especiarias japonesas.

Assim, se sobrou um pouco de arroz cozido na sua geladeira, não deixe de tentar fazer um prato japonês com ele. Te apresentamos nesse artigo o chahan, um arroz frito extremamente saboroso e muito consumido no Japão.

Acredita-se que o arroz frito japonês tenha origens chinesas e remonta à década de 1860, quando imigrantes chineses pisaram em Kobe, no Japão. Na China, o prato é conhecido como chaofan, que é escrito com os caracteres 炒飯. Esses mesmos caracteres são usados ​​no sistema de escrita japonês e são lidos como chahan.

Chahan foi inicialmente feito em casas japonesas como forma de não desperdiçar o arroz restante, misturando-o com diferentes temperos e ingredientes extras. Como tal, o prato de arroz está disponível em uma ampla gama de variações que diferem de região para região.

Atualmente, o prato de arroz serve como alimento básico do Japão e é oferecido em quase todos os restaurantes locais. Tornou-se tão popular ao longo dos anos que muitos estabelecimentos de comida fora do Japão também servem suas próprias versões.

Como fazer o chahan, um prato tradicional japonês

Fazer arroz frito japonês é relativamente fácil de fazer. É basicamente apenas uma mistura agradável de arroz pré-cozido, carne e legumes que normalmente são fritos em uma wok ou frigideira grande. Alguns dos ingredientes mais comuns usados ​​pela comunidade japonesa incluem:

  • Legumes – cogumelo shiitake, alho, cebola, cebolinha.

  • Carne/Frutos do Mar – carne de caranguejo, camarão, salmão, polvo, ovas, barriga de porco, frango, carne moída.

  • Tofu.

  • Ovos mexidos.

  • Tempero/Molho – caldo de galinha, molho de soja, sal, pimenta, molho de ostra, katsuobushi (flocos de bonito), óleo de gergelim, nori (alga seca).

Idealmente, o arroz cozido seco deve ser usado ao fazer chahan para evitar que grude na wok ou na panela. Outros fatores que podem ajudar a evitar que a frigideira grude incluem garantir que a wok esteja quente antes de qualquer ingrediente ser colocado e manter o arroz quente antes de colocá-lo na wok.

No vídeo a seguir você pode ver uma das opções de como fazer chahan que está no canal do YouTube do Kazu:


Leia também:


Outros pratos de arroz japoneses – bolinhos de arroz, tigelas de arroz etc.

Arroz Hayashi

O arroz Hayashi, ou conhecido como arroz de carne picada, consiste em um ensopado de carne grosso derramado sobre uma tigela de arroz cozido. O prato também pode ser servido em um prato grande, com o ensopado de carne e o arroz colocados lado a lado.

Kamameshi

Kamameshi é um termo usado para se referir a pratos de arroz que apresentam frango, frutos do mar ou vegetais como coberturas. Tudo é cozido e servido em uma única panela.

Ochazuke

Ochakuze refere-se a um prato japonês que consiste em arroz cozido derramado com água quente, dashi (um tipo de caldo) ou chá verde. Muitas vezes é coberto com picles, nori, sementes de gergelim, wasabi, salmão salgado ou frutos do mar em conserva.

Omurice

Omurice é uma brincadeira com as palavras omelete e arroz. Nesse sentido, o prato é basicamente uma omelete com arroz frito como recheio. Muitas vezes é servido em restaurantes de estilo ocidental no Japão e é um prato comum cozido em muitos lares japoneses.

Onigiri

Onigiri, que também é conhecido como nigirimeshi, bolinho de arroz ou omusubi, é um alimento incrivelmente popular no Japão. Quase todas as lojas de conveniência locais oferecem em diferentes sabores ou com diferentes recheios. Alguns dos recheios mais comuns incluem salmão salgado, carne de porco Dongo, peixe seco, carne frita / frutos do mar, lula, frutas / legumes em conserva e ovas processadas.

Sekihan

Sekihan significa literalmente “arroz vermelho”. É um prato tradicional japonês que consiste em arroz pegajoso e feijão azuki vermelho. O prato é frequentemente servido em ocasiões especiais, como casamentos e aniversários.